Fonte: Defesa Civil RS (Divulgação)
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu aviso hidrometeorológico para esta quinta-feira (19) diante da atuação de uma área de baixa pressão que favorece a ocorrência de tempestades no Estado. O alerta atinge principalmente as regiões Oeste, Missões, Noroeste e Centro.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
De acordo com o Centro de Monitoramento do órgão, os temporais podem provocar rajadas de vento acima de 90 km/h, podendo pontualmente superar 100 km/h, queda de granizo e chuva intensa.
Região em diferentes níveis de alerta
No mapa divulgado, municípios como Rosário do Sul, Santiago e Cacequi aparecem na faixa laranja, que indica condição de alerta. Já Santa Maria e cidades mais próximas estão em área amarela, classificada como atenção.
Até o início da manhã desta quinta-feira, não havia novo boletim meteorológico da Secretaria de Resiliência Climática e Relações Comunitárias de Santa Maria que advirta para riscos adicionais no município.
Avanço das instabilidades
Segundo a Defesa Civil, os temporais começaram ainda na madrugada no Oeste do Estado, com vento forte e granizo. Ao longo do dia, as instabilidades avançam para as Missões, parte do Centro e do Noroeste, mantendo potencial para vento intenso e queda de granizo.
No Sul e na Campanha, a previsão é de chuva moderada a pontualmente forte, com trovoadas. Os acumulados podem variar entre 10 mm e 60 mm em 24 horas. Até o fim do período do aviso, são esperados volumes entre 10 mm e 40 mm na maior parte do Estado, podendo atingir pontualmente 60 mm nas áreas mais afetadas.
Para sexta-feira (20), a tendência é de instabilidades isoladas na metade Norte, com chuva moderada e eventual granizo.
Risco hidrológico e impactos
A condição hidrológica atual é considerada dentro da normalidade, com pontos isolados em níveis baixos na bacia do rio Vacacaí-Vacacaí Mirim. Mesmo assim, a Defesa Civil indica atenção para elevação rápida de arroios e pequenos rios, além de alagamentos pontuais em áreas urbanas, conforme a intensidade da chuva.
Rios de maior porte devem apresentar pequenas elevações, permanecendo entre os limiares de normalidade e atenção para inundação.
Temporal severo na Argentina
A instabilidade já provocou danos na Argentina. Na Autopista Córdoba–Rosario, mais de 10 veículos foram derrubados pela força do vento, causando bloqueios totais. Rajadas superiores a 120 km/h deixaram rastro de destruição entre Armstrong e Tortugas.
A Defesa Civil orienta que a população acompanhe as atualizações oficiais e evite áreas abertas durante tempestades, além de buscar abrigo seguro em caso de vento forte ou granizo.