Santa Maria terá estruturas temporárias para abrigos emergenciais

Santa Maria terá estruturas temporárias para abrigos emergenciais

Foto: Samuel Marques, prefeitura

De olho nas previsões meteorológicas e sobre possíveis impactos do El Niño, a prefeitura de Santa Maria trabalha em diferentes frentes de preparação para possíveis situações de risco. Em uma das ações, deu início às tratativas com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) para adquirir 60 Ninhos Humanizados, estruturas com privacidade para abrigos emergenciais – espaços de acolhimento temporários disponibilizados pela Defesa Civil.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

​O projeto foi apresentado ao prefeito Rodrigo Decimo (PSD) pelo professor do curso de Arquitetura da UFSM de Cachoeira do Sul, Samuel da Silva de Brito, e pelas acadêmicas Tanane Fernandes de Castro e Camila Queiroga Barcelos. Um protótipo foi montado no hall do Centro Administrativo Municipal. A estrutura oferece privacidade para organizar o ambiente e melhor acomodar as famílias em locais com amplo espaço. Os módulos, além de feitos com material acessível em PVC, são leves e de fácil manipulação. A área total do Ninho Humanizado é de 20 metros quadrados. A estrutura comporta mobiliário e pode acomodar uma família de até seis pessoas.
– É um projeto muito interessante. Tivemos a oportunidade de conhecer a tecnologia do módulo humanizado para abrigar pessoas em caso de desastres e, com isso, poder adquirir unidades para Santa Maria por meio da Defesa Civil – anunciou Decimo.

Recursos

Junto ao governo do Estado, Santa Maria teve aprovado seu Plano de Trabalho para receber R$ 300 mil para a preparação do município em resposta a eventos adversos. O recurso é do programa Prepara RS. Com o valor, será possível adquirir 60 Ninhos Humanizados e 240 unidades de kits dormitórios e banho que permitirão abrigar 240 pessoas. Serão adquiridos também um barco de alumínio, dois reboques e suportes de motores.
– Trata-se de uma inovação que vai refletir no abrigamento se tiver uma situação com necessidade de alojar famílias em Santa Maria. Com certeza, serão bem acolhidas, com privacidade, com olhar atento para as famílias. Além disso, os dois reboques de embarcação, um barco de alumínio e dois suportes de motor ampliam e qualificam nossa capacidade de resposta – destacou o secretário de Resiliência Climática e Relações Comunitárias, Edson Roberto das Neves Junior.

Como são as estruturas

Foto: Samuel Marques, prefeitura

Conforme o professor Samuel da Silva de Brito, os módulos foram inspirados na atuação do premiado arquiteto japonês Shigeru Ban, criador de abrigos de baixo custo para vítimas de terremotos no país. O sistema de Ban já foi aplicado para desabrigados na Itália e na Ucrânia e, agora, está sendo adaptado e ajustado à realidade gaúcha, com medidas e materiais apropriados para o imediatismo da situação.
Os protótipos de estruturas modulares montáveis, em PVC, foram desenvolvidos em 2024, em Cachoeira do Sul. Com o uso de cortinas, tornam-se pequenos cômodos privados para pessoas abrigadas em espaços temporários.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Inscrições para lançamentos de livros na 53ª Feira do Livro de Santa Maria terminam nesta terça Anterior

Inscrições para lançamentos de livros na 53ª Feira do Livro de Santa Maria terminam nesta terça

O frio continua: semana começa com céu encoberto e terá mínimas entre 1°C e 4°C em Santa Maria Próximo

O frio continua: semana começa com céu encoberto e terá mínimas entre 1°C e 4°C em Santa Maria

Geral