Além do tema das provas recursos hídricos e leitura o processo seletivo da UFSM tocou em outro assunto bem importante: o trote. O tema apareceu na questão de redação, realizada entre 15h e 18h de domingo pelos candidatos do PS3. A organização propôs que eles escrevessem uma carta aberta aos veteranos do seu curso, explicando como gostariam de ser recebidos ao ingressarem na universidade.
Opiniões divididas sobre as provas do Processo Seletivo Seriado da UFSM
Achei o tema bastante tranquilo. Precisamos respeitar os direitos humanos nos trotes e ter um lugar mais organizado para receber os calouros resumiu Gabriel Neto, 17 anos, candidato a uma vaga ao curso de Desenho Industrial pelo PS3.
Processo Seletivo Seriado tem correria e reclamações no campus da UFSM
Nas provas, pela manhã, os candidatos tiveram opiniões divididas. Para Lucas Ferreira, 18, que concorre a uma vaga em Relações Internacionais, a prova do PS3 foi bem elaborada, mas muito complexa. Segundo ele, foram usadas várias menções de livros nas questões e, em muitos casos, mais de uma referência foi cobrada:
Tinha muitas tabelas e imagens, e a prova exigiu bastante conteúdo. Foi uma prova diversificada e bem elaborada.
Já para as estudantes Thais Pierine e Gabriela Costa, ambas de 17 anos, a maior preocupação era com a redação. Segundo elas, que vieram juntas de Jari e tentavam uma vaga em Pedagogia, a prova não estava difícil.
Foi bem tranquila de fazer. Cobrou conteúdo, mas foi acessível disse Thais.
A redação é o que deixa a gente mais nervosa, pois ficamos na expectativa pelo tema e o tipo de gênero que pedirão. De resto, foi uma prova bem boa elogiou Gabriela.
Coperves também divulgou os índices de abstenção: 12,98% no PS 2 e 23,37% no PS 3. A relação dos aprovados deve sair até 15 de janeiro, após a divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).