Conscientização

São Sepé participa de programação da Marcha Global pelo Clima

Arianne Lima

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Foto: Camila Fogliarini/Coordenadoria de comunicação da prefeitura de São Sepé

Nesta sexta-feira, São Sepé participou da programação da Marcha Global pelo Clima. O município foi o único do Estado a participar da ação, após se comprometer, em julho deste ano, em ser berço da transição climática. Coletivos e ativistas do município se reuniram ao meio-dia na Praça Nossa Senhora das Mercês, para momentos de troca e diálogo sobre a causa. A marcha iniciou às 15h, quando sepeenses caminharam, com cartazes e bandeiras de entidades apoiadoras, em direção ao Parque Ambiental do município. 

De acordo com o Greenpeace Brasil, cerca de 26 cidades em 12 estados brasileiros como São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais, Bahia, Pará, entre outros, participaram da ação global nesta sexta-feira. Até o final desta sexta-feira, foram registradas atividades em mais de 1300 locais pelo mundo. 

UFSM reabre ao público neste sábado e domingo para práticas de atividades físicas

COMPROMISSO
Em julho, o prefeito de São Sepé, João Luiz Vargas (PDT) assinou o Decreto de Emergência Climática, assumindo o compromisso em promover uma transição no município. Mas, não é a primeira vez que cidade demonstra preocupação com a causa. Em 5 de junho, o município se tornou o segundo do Brasil e o primeiro da Região Sul a reconhecer a emergência climática, com apoio técnico da 350.org.

De acordo com Vargas, está na hora de Estado investir em energia limpa:

- Passou da hora de o Sul do Brasil investir seriamente em uma transição para as economias do futuro. Não dá para continuarmos apostando em uma energia do século 18, que já provocou tantos danos às pessoas mais vulneráveis, enquanto o mundo corre para desenvolver energias limpas, turismo de base comunitária, agricultura sustentável e uma série de outras soluções. 

Ao lado do grupo Eco pelo Clima, da ONG de campanhas globais 350.org e do Movimento São Sepé Sustentável, o município deve continuar enviando um recado, através de futuras ações, aos políticos gaúchos sobre os principais problemas ambientais a serem enfrentados.  

*Com informações da Coordenadoria de comunicação da prefeitura de São Sepé

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

PLURAL: os textos de Marcio Felipe Medeiros e Nara Suzana Stainr Anterior

PLURAL: os textos de Marcio Felipe Medeiros e Nara Suzana Stainr

Próximo

UFSM reabre ao público neste sábado e domingo para práticas de atividades físicas

Geral