Iniciada em janeiro, a obra de revitalização do prédio da Estação do Conhecimento está avançando nas etapas. Por se tratar de um prédio histórico, inaugurado na década de 1930, o trabalho requer um cuidado minucioso, especialmente em relação ao madeiramento.
Conforme a arquiteta Ana Paula Bertani, da Secretaria de Planejamento, a empresa contratada já realizou a recuperação dos beirais, reforçando a estrutura de madeira que segura o telhado. Ela ressalta que houve uma pausa no trabalho durante alguns meses, em função da espera na fabricação das telhas francesas que foram encomendadas de uma empresa de Santa Catarina, para fazer a substituição.
Também foram realizadas reformas internas e deve ser feita a recuperação do piso externo e colocação das aberturas que precisam de substituição, além da pintura. A revitalização está sendo feita a um investimento de R$ 329 mil.
O secretário de Planejamento Davi Vernier ressalta o valor cultural que a Estação do Conhecimento tem para Santiago.
– É o nosso principal símbolo, local que as pessoas reconhecem, visitam, que serve de cenário para eventos, é um ponto turístico muito importante. Então, temos o compromisso de preservar da melhor maneira – defendeu Vernier.
*Com informações da prefeitura de Santiago