Foto: Beto Albert (Diário)
Após dias quentes, com direito a vento norte, a instabilidade retornou à Região Central. Além da chuva, o frio voltará com intensidade nos próximos dias. A BaroClima Meteorologia projeta mínimas na casa do 1ºC com a possibilidade de formação de geada a partir do início da próxima semana em Santa Maria.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Nesta quarta (7), é possível sentir que o termomêtro começou a diminuir. Por isso, além do guarda-chuva, é necessário sair de casa com um casaco. Segundo o meteorologista Gustavo Verardo, a quinta-feira (8) terá temperaturas invertidas, quando a mínima é registrada no anoitecer e não no início do dia. O fim de semana de Dia dos Pais deve ser de sol e muito frio.
– Essa será última incursão de ar frio intenso, para a formação de geada, no ano. Essa é uma massa de ar polar continental, por isso o Vento Minuano estará tão presente também – explica Verardo.
A geada deve reaparecer a partir do início da próxima semana, junto com temperaturas próximas de zero. Confira nas imagens:
Além disso, o sol, mesmo que de forma tímida, deve retornar à região a partir desta quinta. A estabilidade e o frio devem ditar a próxima semana, sem previsão de chuva até a próxima quarta (14) no radar da BaroClima.
Em apenas sete dias, Santa Maria supera chuva esperada para todo o mês de agosto
Desde o dia 3 de agosto, Santa Maria tem registrado momentos intercalados por dias nublados e de instabilidade, com acumulados que já ultrapassaram os 129 mm nos primeiros sete dias. A média era de 114mm para todo o mês.
O Bairro Perpétuo Socorro, por exemplo, acumula 152 mm, enquanto em Camobi já choveu mais de 135 mm somente na primeira semana do mês. Confira os acumulados:
Chuva observada desde sábado (3) até quarta (7) em Santa Maria
Perpétuo Socorro: 152mm
Camobi - Novo Horizonte: 137mm
Tecnoparque: 135mm
Lorenzi: 113mm
Camobi - INMET: 112mm
*Acumulados contabilizados até 15h desta quarta.
Na região, municípios como Caçapava do Sul já registram acumulados na casa dos 130 mm, na contagem de sábado (3) até esta quarta. Confira:
Caçapava do Sul: 130mm
Silveira Martins: 129mm
São Vicente do Sul: 122mm
Santiago: 121mm
São Gabriel: 120mm
Restinga Sêca: 99mm
Tupanciretã: 92mm
Vila Nova do Sul: 86mm
Cacequi: 79mm
Faxinal do Soturno: 74mm
Nova Palma: 73mm
Júlio de Castilhos: 72mm
Assista a previsão do tempo completa feito pelo meteorologista Gustavo Verardo ao programa Fim de Tarde CDN, na tarde desta quarta-feira:
*Colaborou Antonio Oliveira
Leia mais:
- Em apenas sete dias, Santa Maria supera chuva esperada para o mês de agosto; confira a previsão para os próximos dias
- Chuvas danificam ponte na ERS-348 e trânsito é bloqueado entre Faxinal do Soturno e Ivorá
- Medalha de bronze e classificações para fases finais; confira como foi o 12° dia de Jogos Olímpicos para os brasileiros