Foto: Beto Albert (Diário)
Quem passou pela Praça Saldanha Marinho de 23 de agosto e 7 de setembro conviveu com bancas de livros, espetáculos e lançamentos de obras diversas. Conforme a prefeitura, mais de 80 mil pessoas circularam pela Feira do Livro de 2024, esta que estava marcada para ocorrer de 24 de maio a 8 de junho, mas por conta das chuvas no Rio Grande do Sul precisou ser remarcada.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Ao todo, 30 bancas estiveram presentes no espaço. Segundo a organização, 30.450 obras foram vendidas nas duas semanas de feira. O número registrado significa um aumento de 8,5% em relação ao ano de 2023. A secretária de Cultura de Santa Maria, Rose Carneiro, reforçou a importância do evento para a cultura e economia do município:
– A feira é um evento que se legitima a cada edição, pelo movimento cultural e econômico que proporciona. Se formos pensar nos números envolvidos, são centenas de escolas, milhares de estudantes, em mais de 100 atividades culturais. Foram 277 lançamentos de livros, muitos que também envolvem crianças e adolescentes. Tivemos uma feira praticamente de tempo bom, o que fez com que tivéssemos um público recorde.
Outro destaque pontuado foi para a quantidade de obras lançadas: 277 no total. A coordenadora do espaço de lançamentos, Rosângela Recchia, contou ao Diário ainda no sábado (7) sobre a participação do público nos lançamentos:
– O público prestigiou e participou da programação. Tivemos um dia com chuva, e mesmo assim, as pessoas estavam aqui para prestigiar e participar das sessões de autógrafos.