Santa Maria é classificada como a melhor da região sul na área da Educação em ranking nacional

Rebeca Kroll

Santa Maria é classificada como a melhor da região sul na área da Educação em ranking nacional
Fotos: Nathália Schneider

Santa Maria emplacou posição de destaque na Educação em ranking de abrangência nacional. A classificação elaborada pela Connected Smart Cities mapeou 680 municípios com mais de 50 mil habitantes no país com o objetivo de apresentar as cidades mais inteligentes e conectadas. No setor educacional, Santa Maria é a primeira colocada na região sul e a 12ª no ranking geral do Brasil.

O ranking está na sua 8ª edição e busca apresentar as configurações reais das cidades. Funciona como um dos pontos de partida para compreender indicadores e níveis de desenvolvimento dos municípios. A classificação aborda 11 eixos temáticos compostos por 75 critérios avaliados.

– Mais uma vez, Santa Maria mostra sua força na área da educação. Por isso, precisamos valorizar e parabenizar nossas escolas, universidades e faculdades, bem como os professores, que, aliás, comemoram o seu dia em 15 de outubro –afirma o vice-prefeito Rodrigo Decimo. 

Indicadores de classificação

Na área educacional foram analisados 12 indicadores para formação do ranking. Neste ano, Santa Maria apresentou uma melhora em sete deles, em relação a 2021. Aumentaram as despesas com educação, a média de alunos por turma, empregos formais no setor educacional, professores de Ensino Médio com formação superior, trabalhadores formais com Ensino Superior e o número de vagas em universidade pública.

Entre as fontes consultadas para a apuração dos indicadores, estão a Secretaria do Tesouro Nacional (Siconfi), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Relatório Anual de Informações Sociais (Rais). 

Dados analisados em 2022

Despesas Per Capta Paga Com Educação – R$551,60 / habitante (Siconfi)Ideb (Anos Finais) – Nota 4,5 (INEP)Possui matrícula escolar na rede pública de forma online (IBGE)Média De Alunos Por Turma – 20,2 alunos (INEP)Média De Hora-Aula Diária (até 9º Ano nas escolas públicas) – 4,3 horas (INEP)Nota média no Enem de alunos das Escolas Públicas – 435,3 (INEP)Número De Computadores, Laptops, Tablets Ou Outros Dispositivos Digitais De Aprendizagem Disponíveis – 1 / Por 1000 Alunos (INEP)Força De Trabalho Ocupada No Setor Educação – 13,52% % do total dos empregos formais (RAIS)Docentes Do Ensino Médio Que Possuem Ensino Superior – 99,70% (INEP)Trabalhadores Formais Com Ensino Superior – 26,8% % (RAIS)Taxa De Abandono (1º ano do Ensino Médio público) – 7,20% (INEP)Vagas em Universidade Pública – 27,55 / mil habitante com + 18 anos (INEP / IBGE)

Outros destaques nacionais

Em 2022, Santa Maria já apareceu bem posicionada em outros rankings. No Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), elaborado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e pela Endeavor, foi a segunda melhor cidade gaúcha no ranking geral, atrás apenas de Porto Alegre. Nesse mesmo ranking, o município conquistou posição entre os três melhores do Brasil no quesito “capital humano”. 

No Índice de Concorrências dos Município (ICM), do Ministério da Economia, que analisou o ambiente de negócios e a qualidade regulatória entre empresas, o município foi o melhor colocado do Estado e o segundo melhor da região sul, atrás somente de Curitiba. 

*Com informações da prefeitura de Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Não esqueçamos a criança que vive em nós Anterior

Não esqueçamos a criança que vive em nós

Projeto de lei que estabelece regras sobre a guarda compartilhada de animais de estimação é aprovado em comissão da Câmara Próximo

Projeto de lei que estabelece regras sobre a guarda compartilhada de animais de estimação é aprovado em comissão da Câmara

Geral