Santa Maria emplacou posição de destaque na Educação em ranking de abrangência nacional. A classificação elaborada pela Connected Smart Cities mapeou 680 municípios com mais de 50 mil habitantes no país com o objetivo de apresentar as cidades mais inteligentes e conectadas. No setor educacional, Santa Maria é a primeira colocada na região sul e a 12ª no ranking geral do Brasil.
O ranking está na sua 8ª edição e busca apresentar as configurações reais das cidades. Funciona como um dos pontos de partida para compreender indicadores e níveis de desenvolvimento dos municípios. A classificação aborda 11 eixos temáticos compostos por 75 critérios avaliados.
– Mais uma vez, Santa Maria mostra sua força na área da educação. Por isso, precisamos valorizar e parabenizar nossas escolas, universidades e faculdades, bem como os professores, que, aliás, comemoram o seu dia em 15 de outubro –afirma o vice-prefeito Rodrigo Decimo.
Indicadores de classificação
Na área educacional foram analisados 12 indicadores para formação do ranking. Neste ano, Santa Maria apresentou uma melhora em sete deles, em relação a 2021. Aumentaram as despesas com educação, a média de alunos por turma, empregos formais no setor educacional, professores de Ensino Médio com formação superior, trabalhadores formais com Ensino Superior e o número de vagas em universidade pública.
Entre as fontes consultadas para a apuração dos indicadores, estão a Secretaria do Tesouro Nacional (Siconfi), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Relatório Anual de Informações Sociais (Rais).
Dados analisados em 2022
Despesas Per Capta Paga Com Educação – R$551,60 / habitante (Siconfi)Ideb (Anos Finais) – Nota 4,5 (INEP)Possui matrícula escolar na rede pública de forma online (IBGE)Média De Alunos Por Turma – 20,2 alunos (INEP)Média De Hora-Aula Diária (até 9º Ano nas escolas públicas) – 4,3 horas (INEP)Nota média no Enem de alunos das Escolas Públicas – 435,3 (INEP)Número De Computadores, Laptops, Tablets Ou Outros Dispositivos Digitais De Aprendizagem Disponíveis – 1 / Por 1000 Alunos (INEP)Força De Trabalho Ocupada No Setor Educação – 13,52% % do total dos empregos formais (RAIS)Docentes Do Ensino Médio Que Possuem Ensino Superior – 99,70% (INEP)Trabalhadores Formais Com Ensino Superior – 26,8% % (RAIS)Taxa De Abandono (1º ano do Ensino Médio público) – 7,20% (INEP)Vagas em Universidade Pública – 27,55 / mil habitante com + 18 anos (INEP / IBGE)
Outros destaques nacionais
Em 2022, Santa Maria já apareceu bem posicionada em outros rankings. No Índice de Cidades Empreendedoras (ICE), elaborado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e pela Endeavor, foi a segunda melhor cidade gaúcha no ranking geral, atrás apenas de Porto Alegre. Nesse mesmo ranking, o município conquistou posição entre os três melhores do Brasil no quesito “capital humano”.
No Índice de Concorrências dos Município (ICM), do Ministério da Economia, que analisou o ambiente de negócios e a qualidade regulatória entre empresas, o município foi o melhor colocado do Estado e o segundo melhor da região sul, atrás somente de Curitiba.
*Com informações da prefeitura de Santa Maria