Quando cozinhar é um ato de amor

Daniela Minello

Quando cozinhar é um ato de amor

O amor possui várias faces e, uma delas, se revela na cozinha a partir de uma culinária bem elaborada por alguém que aprecie cozinhar.

 As pessoas que gostam de preparar bons pratos, exalam paixão em todas as etapas do processo de elaboração; existe sentimento na escolha dos ingredientes e dos temperos.

É como apreciar um artista em seu processo de criação, em que suas escolhas falam muito sobre você. Gostaria de saber preparar bons pratos na cozinha, mas meu ponto forte é na confecção de poucas receitas salgadas e algumas sobremesas.

Mesmo assim, fico encantada com aquelas pessoas que amam estar na cozinha. Na minha concepção, acompanhando alguns realities de gastronomia, destacam-se aqueles que conseguem despertar sentimentos no paladar de quem degusta suas receitas, sendo que estes sentimentos remetem muito de nossas memórias afetivas e, geralmente, as boas memórias.

 Quando eu era criança amava sentir os cheiros e os gostos das comidas preparadas pelos meus avós e, hoje, quando sinto determinados aromas e gostos, lembro deles com muita saudade destes afetos que nos foram permitidos pela ação de expressar amor em forma de culinária.

Meus pais também ´preparavam e ainda preparam deliciosos pratos que vêm acompanhados de muito amor.

Como é bom sentir-se amado, como é bom demonstrar amor no preparo de algo. Das poucas coisas que sei preparar na cozinha, para além das sobremesas, faço um delicioso strogonoff e uma cremosa sopa que chamo de “sopa do amor”, onde costumo preparar para meus pais e meus filhos por várias vezes durante o ano.

Gosto de acrescentar diversos ingredientes e deixá-la bem saborosa e muito nutritiva. Mas o principal ingrediente que coloco, são os desejos acompanhados de muito afeto na fase da elaboração.

 O principal disso tudo é o retorno dos meus pais e dos meus filhos quando falam que amam as minhas sopas e strogonoff.  Cozinhar é sim um ato de amor, em que é necessário, uma entrega maior, muita ousadia, percepção, sensibilidade, destreza, disciplina, foco e aquele algo a mais chamado bom gosto.

Quando você tiver a oportunidade de preparar algo para alguém, faça de verdade, faça com o coração para que as pessoas possam sentir um tanto do amor de vocês por elas. Somos seres humanos e, sendo humanos, precisamos ser afetados e afetar com nossas ações.

Afete os outros pelo paladar, pelo olfato, pelo toque e pelos sons que seus deliciosos preparos promovem, mas permita-se emocionar e provocar boas memórias nas pessoas da sua vida. Se cozinhar é um ato de amor, então ame e sinta-se amado.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

“As prefeituras foram extremamente omissas”, afirma advogado de vítimas da queda da ponte pênsil; ouça a entrevista  Anterior

“As prefeituras foram extremamente omissas”, afirma advogado de vítimas da queda da ponte pênsil; ouça a entrevista 

Moraes determina soltura de 137 presos envolvidos em atos antidemocráticos de 8 de janeiro em Brasília Próximo

Moraes determina soltura de 137 presos envolvidos em atos antidemocráticos de 8 de janeiro em Brasília

Geral