Pronto-Socorro do Husm completa um mês de superlotação

Arianne Lima

Pronto-Socorro do Husm completa um mês de superlotação
Após completar um mês do anúncio de superlotação, o Pronto-Socorro do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) ainda segue com atendimento restrito. Desde o final de julho, a unidade de Urgência e Emergência atende somente pacientes encaminhados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), pelo Sistema de Regulação de Internações Hospitalares do Estado (Gerint) e pela Central de Regulação do Estado, a partir do Vaga zero.

Cenário

Na tarde de terça-feira, 40 pacientes permaneciam internados no Pronto-Socorro, sendo cinco em estado grave e 10 em observação. Essa é a 16ª vez, só este ano, que a instituição sofre com a situação, tendo que suspender o atendimento à demanda espontânea por não ter condições técnicas adequadas. De acordo com a gerente de Atenção à Saúde do Husm, Soeli Guerra, é raro que a unidade tenha menos que a capacidade, que é de 29 pacientes.

– O Pronto-Socorro tem 29 leitos, todos ocupados. 11 pacientes internados em macas nos corredores e mais 10 pacientes em macas na sala de observação – relata Soeli.

Pacientes não referenciados por estes serviços devem continuar procurando os Pronto-Atendimentos (PAs) ou as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

Leia mais:

Husm deve contratar técnicos em Enfermagem para atuar em leitos de UTI recém-habilitadosPronto-Socorro do Husm segue com atendimento restrito mais de 15 dias após anúncio de superlotaçãoSem previsão para voltar a normalidade, Pronto-Socorro do Husm segue com atendimento restrito em Santa MariaDiante de superlotação, Husm define novas restrições de atendimento no Pronto-Socorro

Superlotação

No dia 26 de julho, o Husm emitiu uma nota confirmando a superlotação da unidade de Urgência e Emergência. Na época, 58 pacientes estavam internados no local e a instituição optou por restringir o atendimento e suspender as cirurgias eletivas.

Dois dias depois, uma reunião entre a equipe do Pronto-Socorro e a Gerência de Atenção à Saúde do hospital foi realizada para reavaliar o quadro. Na ocasião, a retomada das cirurgias eletivas foi anunciada. No dia 29 de julho, uma nota conjunta com a Secretaria Municipal de Saúde e a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) foi emitida pela instituição para 45 municípios, informando sobre as atuais medidas.

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Espetáculo musical com contos de fadas gauchescos ocorre nesta sexta-feira, no Theatro Treze de Maio Anterior

Espetáculo musical com contos de fadas gauchescos ocorre nesta sexta-feira, no Theatro Treze de Maio

Policiais Militares trocaram mensagens sobre possível morte de Gabriel após agressões Próximo

Policiais Militares trocaram mensagens sobre possível morte de Gabriel após agressões

Geral