PLURAL: Maria Giselma Melo

Redação do Diário

A coluna Plural deste final de semana traz textos dos psicólogos Maria Giselma Melo e Diógenes Chaves sobre o tema Bem Estar e Saúde Mental. Os textos da Plural são publicados diariamente na edição impressa do Diário de Santa Maria. A Plural conta com 24 colunistas.

Maria Giselma Melo Psicóloga Clínica

“Nos dias de hoje, a sede por conhecimento é cada vez maior, o mercado de trabalho e o mundo atual demandam muito de nós. O curioso é que, muitas vezes, nesta busca por saber e aprender mais sobre diversos assuntos, acabamos por negligenciar o autoconhecimento, que é o mais importante.” – Sócrates

Esta frase atribuída ao filósofo Sócrates, é um pilar do pensamento socrático e indica que conhecer a si mesmo é o ponto de partida para qualquer tipo de conhecimento. O autoconhecimento é a habilidade de se ouvir e se compreender, reconhecendo os seus medos, as suas angústias, assim como as suas potencialidades. Ele é fundamental para a nossa saúde e bem-estar, porque no momento em que nos conhecemos melhor, passamos a entender a forma que expressamos as nossas emoções. Sem olhar para si mesmas, as pessoas desconhecem os seus talentos e deixam passar grandes oportunidades por medo, ou por subestimar a sua capacidade.

E, é neste ponto que o autoconhecimento é tão importante, e que ele pode ser a peça que faltava para retomar o controle da sua vida. Ao se autoconhecer, você torna consciente a forma como lida com os seus sentimentos e como age diante de determinadas situações. Quando nos permitimos investigar mais sobre nós mesmos, conseguimos identificar os padrões deixados pelos nossos familiares e outras pessoas com as quais socializamos durante a nossa fase de desenvolvimento. E assim, começamos a refletir sobre os nossos comportamentos e as escolhas que fazemos ao longo da vida.

Nos dias de hoje, a sede por conhecimento é cada vez maior, o mercado de trabalho e o mundo atual demandam muito de nós. O curioso é que, muitas vezes, nesta busca por saber e aprender mais sobre diversos assuntos, acabamos por negligenciar o autoconhecimento, que é o mais importante de todos. Da mesma forma, autoconhecimento também está relacionado à ideia de aceitação, pois, quando eu me conheço melhor, eu me aceito como sou, e esse pode ser o primeiro passo para uma mudança.

Considerando, que quando as pessoas olham mais para si mesmas e consequentemente desenvolvem melhor suas potencialidades, estas tornam-se mais seguras e confiantes, tomando as suas decisões de maneira mais consciente, e construindo melhores relacionamentos interpessoais. A partir desta atitude, é possível identificar os nossos valores, os nossos princípios e manter um posicionamento firme para defender o que acreditamos.

Compreender as nossas emoções, nossos medos, limites e habilidades é essencial tanto para a saúde psicológica, quanto para o crescimento pessoal e profissional. Ao conhecer os nossos comportamentos e os nossos mecanismos de defesa, ficará mais fácil de visualizar o que queremos mudar e saber por onde começar. Conhecer a si mesmo, é a chave para entender a sua história e pensar qual a próxima página você quer escrever.

Leia o texto de Diógenes Chaves

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Bastidores: Maristela Moura fala sobre o livro na praça, #bizu e Conexão Empresarial Anterior

Bastidores: Maristela Moura fala sobre o livro na praça, #bizu e Conexão Empresarial

Estado recorre e Justiça dá prazo de mais 30 dias para oferecer o transporte de escolas rurais Próximo

Estado recorre e Justiça dá prazo de mais 30 dias para oferecer o transporte de escolas rurais

Geral