Foto: X (Divulgação)
Na manhã desta quarta (18), alguns usuários do X (antigo Twitter) alegaram que conseguiram acessar a rede social. Vale destacar que a rede está suspensa no Brasil desde o dia 30 de agosto em função de um imbróglio entre o dono da empresa, Elon Musk, e a Justiça brasileira, que teve no ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) a figura mais ativa. Em um primeiro momento, só era possível acessar o X via aplicativo, mas, posteriormente, os usuários puderam utilizar via computador.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Relembre o caso
A plataforma foi bloqueada no Brasil no dia 30 de agosto, após Elon Musk não cumprir algumas ordens judiciais. O ministro Alexandre de Moraes intimou o bilionário a nomear um novo representante legal do X no Brasil. Além disso, exigiu que Musk pagasse multas por descumprimento de decisões judiciais. Entre os exemplos está o fato do empresário não ter bloqueado contas de pessoas investigadas pelo STF por atos antidemocráticos e crimes digitais. Em função do proprietário não ter acatado a intimação, a rede social foi suspensa no país.
Vale destacar que alguns usuários seguiram utilizando o X por meio de VPN, uma tecnologia que mascara a localização da pessoa, permitindo que ela acesse servidores de internet de outros países. No entanto, os usuários que utilizarem a ferramenta para ingressar na rede social estão sujeitos a multa de R$ 50 mil.
O X não está mais bloqueado?
De acordo com a GloboNews, o gabinete do ministro Alexandre de Moraes confirmou que a rede social segue suspensa no Brasil. Ao que tudo indica, o acesso dos usuários aconteceu em função de instabilidades com as provedoras de acesso.
Também à emissora, o presidente da ANATEL confirmou que iniciou um processo de verificação para tentar entender o motivo dos acessos.
Usuários comemoram
Com o retorno da rede social, os usuários mais assíduos foram ao X para comemorar. Em pouco tempo, “Voltou”, “Elon Musk”, “Alexandre de Moraes” e “Gente o Twitter”, já estavam entre os assuntos mais citados na plataforma. O público brasileiro, mundialmente conhecido por ser um dos mais ativos na rede, utilizou do bom humor para lidar com a situação, relacionando "memes" com o possível retorno do X.
Confira algumas postagens realizadas nesta manhã