Foto: TV Cultura (Reprodução)
Em debate para a prefeitura de São Paulo, realizado na noite deste domingo (15), pela TV Cultura, o candidato José Luiz Datena (PSDB) agrediu o adversário Pablo Marçal (PRTB) com uma cadeira. Após o ocorrido, a emissora foi para o intervalo e, posteriormente, Datena foi excluído do embate por descumprimento de regra, enquanto Marçal foi procurar atendimento médico. Também estavam presentes os candidatos Guilherme Boulos (PSol), Marina Helena (Novo), Ricardo Nunes (MDB) e Tabata Amaral (PSB).
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Datena e Marçal já vinham protagonizando enfrentamentos calorosos nos últimos debates, mas até o último domingo, não havia caso de agressão. No entanto, ambos trocaram farpas durante alguns momentos do confronto eleitoral. Datena, que é um apresentador bastante conhecido, alegou que o rival não sabia se comportar em um debate e transformava tudo em um programa de internet, além de relacionar o oponente com a facção Primeiro Comando da Capital (PCC). Em contrapartida, Marçal revidou dizendo que o representante do PSDB havia assediado uma mulher sexualmente e o chamou de “Dapena”, em alusão à expressão “dar pena”.
Em uma das manifestações, Pablo Marçal disse que Datena não teria coragem de fazer algo contra a sua integridade física, o chamando de "arregão". O ex-apresentador da Rede Bandeirantes levantou e agrediu o rival com uma cadeira. O mediador do debate, Leão Serva, chamou o intervalo, enquanto os seguranças tentavam conter os ânimos.
Em nota publicada nas redes sociais, a assessoria de Marçal confirmou que ele estava com suspeita de fraturas e tinha dificuldades para respirar. Ele passou a noite no Hospital Sírio-Libanês. Em vídeo publicado nas redes, disse ter fraturado a costela e machucado um dedo da mão. O candidato do PRTB teve alta na manhã desta segunda e, em entrevista coletiva na saída do hospital, disse que iria fazer um exame de corpo de delito contra Datena.
Confira a nota publicada por Pablo Marçal após o debate
O Hospital Sírio-Libanês divulgou nota em que informa que Pablo Marçal teve um traumatismo na região do tórax à direita e no punho direito, sem maiores complicações associadas.
Também em nota publicada nas redes sociais, José Luiz Datena alegou que não defende o uso da violência para resolver um conflito, mas teve de tomar tal ação, visto que o oponente rompeu os limites da civilidade. Ele também afirmou que Marçal "não tem caráter" e que é uma ameaça à cidade de São Paulo.
Confira a nota publicada por José Luiz Datena após o debate