Elisangela Nicoloso BrandliConsultora de empresas e professora universitária
Você vive correndo, fazendo várias atividades, buscando resolver tudo? Você planeja e organiza a sua rotina para ter um bom rendimento? Sem uma organização mínima, fica mais difícil obter bons resultados, ou realizar tarefas básicas. Ainda, a desorganização é responsável pelo constante sentimento de que estamos entregando pouco, o que leva à pressão para produzir mais, que, por sua vez, leva um sentimento de frustração e cansaço. Enfim, é um ciclo vicioso.
Dessa forma, a organização é fator fundamental para conseguir aplicar uma boa gestão do tempo e produtividade. Até porque não existe gestão do tempo e produtividade sem organização: os dois fundamentos coexistem e devem andar juntos.
Gerenciar o nosso tempo, seja no âmbito pessoal ou profissional, é fundamental para administrar melhor nossas tarefas, ser produtivo e ter uma vida mais equilibrada. Christian Barbosa, em seus livros sobre o tema, afirma que gerenciar nosso tempo é uma das coisas mais importantes que podemos fazer. Tempo determina nossos resultados, e sem ele, ficamos estressados, com fadiga, afeta os relacionamentos e a saúde. Quem administra seu tempo é mais produtivo.
Às vezes, o fato de não sabermos dizer não pode afetar o equilíbrio nas atividades, pois, acabamos absorvendo mais tarefas. Para isso, é importante planejar nosso dia a dia, e saber dizer não. Uma pesquisa da Universidade da Califórnia, revela que cada vez que a pessoa é interrompida, ela leva cerca de 20 minutos para começar a se concentrar novamente no assunto em que estava. E isso é terrível para a questão da produtividade.
Como podemos ter uma melhor gestão do tempo? É preciso analisar suas necessidades e o que funciona melhor para você. Mas existem alguns pontos que são necessários para uma boa gestão do tempo.
Um passo bastante importante, é analisar detalhadamente como você anda gastando seu tempo. Estabeleça prioridades, defina metas. Livre-se das distrações, mantenha-se focado. Ser multitarefa não significa ser produtivo.
Ter uma ferramenta para registrar seus compromissos, tarefas, metas e informações. Pode ser uma agenda, planners ou aplicativos. Com essa ferramenta, planeje-se. Coloque na sua agenda todas as atividades que você já sabe que tem a fazer e organize-a, de modo que hajam espaços, para questões cotidianas e urgentes. Avalie bem a urgência de cada tarefa. Reserve um tempo para você, programe pausas, tempos de descansos, isso minimiza o estresse e sobrecarga de trabalho. Para as organizações, é benéfico aos colaboradores, para desempenho no trabalho, potencializa o crescimento e a produtividade da equipe.
Leia todos os Colunistas