Paulo Antônio LaudaCirurgião-dentista e ex-professor da UFSM
Dessa forma, escolhi este assunto sobre abelhas por que esteve em pauta a algumas semanas atrás na TV. O intuito de escrever sobre o tema foi educacional. Veja que há muitas desinformações a respeito do assunto. As abelhas estão se dirigindo para as cidades e povoados porque estão fugindo do seu habitat natural em função de várias ações do homem. São queimadas, venenos agrícolas, desmatamentos, etc. Mas temos que ter a consciência da importância da abelha na produção de alimentos, nas polinizações e na produtividade no campo. Escrevo abaixo algumas informações sobre abelhas:
Uma abelha voa a uma velocidade de 25 km/horaNem todas abelhas tem ferrãoA abelha rainha vive até dois anos, enquanto as operárias não duram mais que um mês e meio.As abelhas visitam quase 4 milhões de flores para produzir 1 kg de melUm enxame pode contar com até 100 mil indivíduosAs abelhas são um dos únicos insetos que produzem alimentos que são consumidos pelos humanosNuma viagem para coleta de néctar, a abelha chega a percorrer até 6 kmAs abelhas consomem 7,5 kg de mel para produzir 1 kg de ceraA geleia real é o único alimento da rainha durante toda sua vidaUma abelha visita em média entre 50 e 1.000 flores por dia.Apenas as operárias (fêmeas) trabalham. A única missão dos machos (zangões) é fecundar a rainha.As abelhas rainhas põem 3 mil ovos num único dia.Uma abelha carrega o peso equivalente a 300 vezes o seu.Uma das primeiras bebidas da humanidade foi o mel fermentado.Com a língua, a abelha recolhe o néctar das flores e o guarda em sua bolsa (vesícula melífera). Depois, ela volta para a colmeia e o néctar vai passando de abelha para abelha.
A água evapora e o mel ganha uma consistência mais densa. Quando encontrar um enxame de abelhas em casa, não utilize veneno para exterminá-las. Elas são necessárias para vida na terra. Informe-se na sua cidade qual órgão, biólogo ou até um conhecido que saberá retirar o enxame e levá-lo para outro lugar em segurança.
Somos a humanidade esclarecida e precisamos agir como tal. Nossa conduta durante nossa existência será muito importante para o futuro. Vamos tentar passar pelo planeta lesando-o o mínimo possível. Concluí o primeiro grau na década de 70, e já nesta época começamos a ter muitas noções de Ecologia. Aliás quando falo no assunto sempre me vem à cabeça o nome do meu querido amigo e professor James Pizarro, grande defensor da ecologia. Tentou na época em todos os meios que gravitava passar o conhecimento e a importância da atitude ecológica. Parabéns a ele. A questão é que estamos no século 21, e nossa luta por um mundo mais sustentável deve ser constante. A começar pelas abelhas. Pensem nisso!
Leia todos os Colunistas