Parque Itaimbé sofre com descaso

Redação do Diário

Parque Itaimbé sofre com descaso
Nesses dias de calor, uma opção para aproveitar os momentos de descanso é um bom espaço ao ar livre, com árvores e infraestrutura. Em Santa Maria, esse lugar seria o único parque público, situado no centro da cidade. Seria, se não fossem os inúmeros obstáculos que a população encontra quando visita o Parque Itaimbé.

A equipe do Diário percorreu toda a extensão do parque, do Bairro Dores ao Centro, e registrou a atual situação desse espaço que poderia ser um cartão de visitas da cidade e oferecer condições para lazer, esporte, cultura e turismo.

No trajeto de pouco mais de um quilômetro, há pontos bem distintos. Em algumas áreas, como no setor próximo da Avenida Nossa Senhora das Dores até a Rua Pinheiro Machado, as condições são melhores. As calçadas estão mais preservadas, assim como a pracinha de brinquedos.Na região central do parque, porém, a situação de abandono é mais visível. Desníveis nas calçadas, salas com entulhos, brinquedos e quadras esportivas sem condições de uso.

Fotos: Eduardo Ramos (Diário)

Em resposta aos questionamentos feitos pelo Diário, a prefeitura explica que, por meio da Secretaria de Município de Esportes e Lazer, será feita a revitalização dos espaços de infraestrutura esportiva e de iluminação. Para isso, o município se inscreveu nos programas Avançar, do governo do Estado, para revitalizar as quadras, e o Ilumina, que prevê a iluminação dessas áreas nas dependências do Parque Itaimbé. Ainda conforme o Executivo, Santa Maria foi habilitada nesses dois editais, “garantindo os recursos necessários para dar andamento às obras e projetos de iluminação”. No entanto, não há prazo definido para os serviços.

Ainda sobre esses recursos, a prefeitura informa que já foram lançados os editais de licitações para habilitação das empresas vencedoras. A empresa que fará a revitalização por meio do projeto Ilumina já foi habilitada e a previsão é que as obras tenham início ainda neste semestre. Com relação ao projeto das quadras, o edital foi deserto. Para atrair participantes, os projetos estão sendo atualizados para que seja feita uma nova licitação.

Ao longo da extensão do Parque Itaimbé, quatro viadutos cruzam o seu “leito”. Na parte inferior dessas estruturas, existem salas que já abrigaram entidades e organizações sociais de Santa Maria. Hoje, porém, boa parte desses locais estão abandonados, o que atrai inúmeros problemas, como sujeira e insegurança.

Sobre esses espaços, a prefeitura informou que as salas passarão por limpeza e ficarão como áreas de uso do setor de varrição de ruas. Porém, não foi informado o prazo para que isso ocorra.

Estruturas para ações de cultura e lazer apresentam sinais de vandalismo

Em vários trechos do Parque Itaimbé, a principal atração são as pracinhas de brinquedos. E a situação desses espaços infantis muda conforme a localização.

No trecho próximo à Avenida Nossa Senhora das Dores, brinquedos e área verde atendem a comunidade sem grandes problemas. Nesse ponto, os locais estavam limpos e apropriados para o lazer da criançada.

Já no extremo oposto do parque, próximo à sede Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), o mato alto e os brinquedos danificados impedem o lazer infantil.

Conforme a prefeitura, a equipe de manutenção possui um cronograma de trabalho voltado para as pracinhas. Ainda segundo o Executivo, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer vai averiguar os locais com brinquedos infantis e “realizar as manutenções dentro das possibilidades”.Na área cultural, o principal ponto de eventos é a Concha Acústica. O palco a céu aberto em formato de meia-lua é ponto para atrações musicais, teatrais e manifestações de toda ordem. O local, porém, apresenta claros sinais de vandalismo e depredação.

Nos anos de 1980 e 1990, o espaço recebeu inúmeros eventos, que contaram com a participação de artistas locais, gaúchos e de outros Estados do país. Ainda hoje, manifestações musicais, teatrais e circenses da cidade utilizam a Concha Acústica, mas com estrutura precária.

Em resposta à reportagem, a prefeitura informa que há previsão de reforma desse espaço. A iniciativa ocorrerá por meio da Secretaria de Cultura, que busca recursos para que seja possível elaborar o projeto. No entanto, não há definição de prazos para que as melhorias ocorram.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Banda Vera Loca anima público durante show em Itaara Anterior

Banda Vera Loca anima público durante show em Itaara

Próximo

Adolescente de 17 anos apreendido com motocicleta adulterada é investigado por envolvimento em assalto a shopping de Santa Maria

Geral