A ONG Nações em Ação oferece atividades para crianças e adolescentes no contraturno escolar. São cerca de 40 alunos em vulnerabilidade social que recebem reforço escolar, aulas de futsal e judô, oficinas lúdicas, além de terem um tempo destinado a brincadeira.
A entidade atua há 14 anos e desde que começou a participar da campanha de Imposto Solidário, utiliza os valores doados para a compra de alimentos, principalmente os perecíveis, como carnes e verduras. Nos dois turnos, os alunos recebem café e almoço, bem como tem a possibilidade de tomar banho antes, ou após a aula.
Conforme a coordenadora da ONG, Marta Wonters, 40 anos, a equipe que atua no projeto é formada por seis funcionários e mais dois voluntários voluntários. Entre eles estão psicopedagogos, psicólogos, educadores físicos, assistentes sociais, dentistas parceiros.
– Somada as atividades destes profissionais, temos um momento que chamamos de formação humana, que ensinamos os direitos e deveres em nossa sociedade. Temos também um técnica de enfermagem que trata dos cuidados de higiene com eles – conta a coordenadora.
De acordo com a psicopedagoga Evanise Costa, 42, os alunos que participam do projeto têm apresentado melhor desempenho escolar, conforme relatos dos professores:
– Tentamos desenvolver ainda mais o que a escola já oferece a eles. Queremos fortalecer a aprendizagem deles.
Para o estudante Nilmar Peres Rodrigues, de 12 anos, os trabalhinhos são seus preferidos. Ele conta como isso é bom para ele.
– As professoras nos ajudam nos temas. Estou indo melhor na escola e estou mais focado nos estudos– diz.
O irmão dele, Gabriel Peres Rodrigues, 8, também participa da ONG e gosta de brincar com os bonecos e tabuleiros. Ele vai para o projeto há aproximadamente um mês e já fez vários amigos com quem se diverte.
Foto: Eduardo Ramos (Diário)Gabriel Peres Rodrigues brinca de construir e com alguns bonecos na ONG
A ONG fica aos fundos do Templo das Nações, na Avenida Presidente Vargas, esquina com a Rua Carlos Gomes.
COMO DESTINAR
Os contribuintes podem destinar 6% do Imposto de Renda para o Fundo Municipal do Idoso e ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. Pode contribuir toda pessoa física que declara Imposto de Renda por deduções legais (modelo completo). O valor destinado é abatido do valor total a ser pago ou somado no valor a ser restituído. O prazo para a destinação é 31 de maio.
Gabriel Marques, [email protected]