Onde pode parar o plástico descartado incorretamente

Redação do Diário

Onde pode parar o plástico descartado incorretamente

rawpixel.com / PLOYPLOY

Ocean pollution campaign with plastic bags and used bottles floating

Criado há quase um século, o plástico, que trouxe inúmeras facilidades à vida moderna, devido a sua praticidade e resistência, tornou-se um dos materiais mais utilizados no mundo. Por outro lado, é fonte de um enorme problema ambiental, principalmente pela falta de conscientização na hora do seu descarte.

O plástico é originado a partir de resinas derivadas do petróleo e compõe o grupo dos polímeros, longas cadeias de moléculas orgânicas. Existem diversos tipos e formatos, determinados pela sua extensão e estrutura, que podem ser rígidos ou flácidos, baratos ou caros e, em alguns casos, recicláveis.

A conscientização a respeito da reciclagem tem tomado cada vez mais corpo na sociedade, tanto sobre os benefícios e impacto do plástico no meio ambiente. Em termos de embalagens, o plástico é imbatível, embora os plásticos de uso único sejam os mais facilmente evitáveis.

Quando descartado de forma incorreta, o lixo plástico pode causar entupimentos de valas e bueiros, que geram enchentes e desabrigam pessoas, principalmente os moradores de periferias. A poluição visual também é outro malefício causado pelos resíduos plásticos. Isso sem contar o impacto dos plásticos no ecossistema marinho, conforme exemplifica o secretário de Município de Meio Ambiente Santa Maria, Guilherme Rocha.

Ocean pollution campaign with plastic bags and used bottles floating

– Uma garrafa Pet que a gente largue na rua, vai entupir um bueiro ou obstruir um sistema de microdrenagem, causando alagamentos ou danos muito maiores. Ou, daqui a pouco, essa garrafa essa vai parar no arroio Cadena, trazendo malefícios à biodiversidade por causa da sua decomposição deixando micro plásticos na água. E, por ser tão demorada a decomposição, vai ir pelas águas do rio Vacacaí, no Guaíba, na Lagoa dos Patos e, por fim, no oceano.

Ou seja, uma ação aqui vai desencadear um problema a quilômetros de distância. Na maioria dos casos, é isso o que acontece, e vira em reação globais, em danos ambientais e até mudanças climáticas. A gente precisa fazer o mínimo para que se evite o pior – explana o secretário.

CONSCIENTIZAÇÃO

O titular da pasta destaca ainda a importância da conscientização.

– A educação ambiental é o caminho. Inclusive, o tema da Semana do Meio Ambiente deste ano já diz “Uma só terra”, o que nos indica que é preciso conhecer para conservar, ou seja, um apelo para que as pessoas conheçam o seu ambiente, o seu entorno, seus recursos naturais e que aprendam que atos simples como não jogar resíduo no chão, fazer a separação em nível de domicílio, ou até uma compostagem, já reduzem enormemente a quantidade de resíduos que vão para os aterros, ou vias públicas. É uma cascata de consequências que as pessoas precisam entender que pode ocorrer com uma simples medida do dia a dia. É um apelo que a gente faz para todos – reforça o secretário.

PARA REDUZIR O CONSUMO DE PLÁSTICO

– Carregue os seus próprios utensílios (garrafa plástica, guardanapos de tecido, sacolas retornáveis, canudos, etc)– Utilize produtos laváveis ao dar festas (copos, pratos e talheres)– Troque escovas de dentes tradicionais por escovas de bambu– Compre produtos de marcas que vendam refil– Conheça os pontos de coleta seletiva do seu bairro

CAMPANHA PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS

Este ano, a campanha Práticas Sustentáveis traz o slogan “Atitudes para transformar o futuro da nossa cidade”, mostrando que a ideia é não somente apenas informar e conscientizar, mas também para que as pessoas possam realmente se envolver. Dessa forma, o projeto está trazendo alguns mutirões ao longo do ano. A primeira ação ocorreu no dia 4 de junho, na Nova Santa Marta, com mutirão de limpeza, plantio de árvores e ações educativas.

A campanha Práticas Sustentáveis é realizada pelo Grupo Diário em parceria com a Prefeitura de Santa Maria e tem o patrocínio da Corsan / Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Ela foi criada em 2021 com objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de fazer hoje para garantir o amanhã.

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

PIB do RS tem queda de 3,8% no primeiro trimestre de 2022 Anterior

PIB do RS tem queda de 3,8% no primeiro trimestre de 2022

Sociedade Beneficente Israelita de Santa Maria comemora um centenário de história Próximo

Sociedade Beneficente Israelita de Santa Maria comemora um centenário de história

Geral