Assim como prometido pela prefeitura, a obra de revitalização do Calçadão Salvador Isaia, no Centro, foi retomada ontem. A De Marco, construtora de Erechim, assumiu a obra orçada em R$ 2 milhões. A empreiteira está realizando a obra em uma contrapartida ao município. Ou seja, nenhum gasto sairá diretamente dos cofres públicos. A responsável pela primeira parte da intervenção era a Urbanes Empreendimentos, de Santa Maria.
Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ewerton Falk, uma pausa na obra já era esperada no momento de troca das empresas, pois o cronograma previa uma vistoria do serviço já concluído por fiscais da Prefeitura, da Urbanes e da De Marco. Esse trabalho levou cerca de 15 dias, como previsto inicialmente. Contudo, pela falta de insumos em todo o país, por conta da pandemia, para a confecção das novas galerias, o serviço ficou paralisado por mais de um mês.
Idosos formam fila para garantir a 2ª dose da Coronavac na Policlínica Erasmo Crossetti
Agora, as estruturas estão a caminho de Santa Maria e a De Marco começou a organizar a área da obra com realocamento dos tapumes. A empresa também está responsável fechar provisoriamente, com concreto, uma área que ficou aberta no chão para que os fiscais pudessem ter acesso às galerias já instaladas e para fazerem a vistoria.
Arranjo PSDB/MDB para 2022 e suas dificuldades, inclusive em Santa Maria
Ao todo, a galeria do Calçadão terá pontos de acesso para que as manutenções futuras possam ser feitas sem danificar o piso, já que essas entradas permitem que a equipe transite por toda a extensão da estrutura no subsolo, que vai de uma ponta a outra do Calçadão. A De Marco, além de finalizar a instalação das galerias no subsolo, também vai realizar o serviço que compreende toda a parte visível do Calçadão, como calçamento, áreas de convivência, iluminação e outros equipamentos.