O que a prefeitura pretende fazer após alugar o prédio do antigo Mercado da Vila Belga

Deni Zolin

O que a prefeitura pretende fazer após alugar o prédio do antigo Mercado da Vila Belga

Prédio que abrigou Mercado da Vila Belga e Mercado Público está sendo negociado pela prefeitura. Foto: Deni Zolin

A prefeitura de Santa Maria está negociando com o proprietário do prédio do antigo Mercado Público, na Vila Belga, para alugar o espaço. Segundo o prefeito em exercício, Rodrigo Decimo, as tratativas estão avançadas e a intenção do município é ocupar cada vez mais os espaços da Vila Belga e de todo o Distrito Criativo Centro-Gare para tornar a região mais movimentada e atrativa a outros investimentos privados.

Durante o programa Sala de Debate desta segunda, na TV Diário e Rádio CDN, Decimo deu alguns detalhes do que a prefeitura pretende fazer do local.

– Queremos que os alunos da rede municipal e os jovens se sintam atraídos e motivados pelo ambiente que haverá lá. Nós estamos locando o prédio, para que a gente ocupe. Não há necessidade de autorização da Câmara, mas há necessidade de justificativas que temos de fazer, como todo poder público. Estamos trabalhando para que, a partir de março, no início do ano letivo, nós já tenhamos o NTEM, que é o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal, já instalado no prédio, assim como um espaço para a Cultura. A Cultura, diferentemente da Secretaria de Educação, pretende abrir um edital para ocupar o que nós chamamos de térreo-gare ou subsolo, se considerarmos a Rua Manoel Ribas – afirmou o prefeito em exercício.

O NTEM é um núcleo da Secretaria de Educação que faz cursos de formação continuada para professores da rede municipal e também para alunos. Seu objetivo principal é contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação, refletindo sobre o impacto das novas tecnologias na sociedade e sua utilização na prática pedagógica.

Inaugurado em junho de 2018, o Mercado Público era um investimento privado que contava, inicialmente, com 14 bancas para vendas de comida e artesanato. Em 2019, o nome mudou para Mercado da Vila Belga, mas depois acabou fechando as portas. O prédio é de 1906 e fica ao lado da sede da antiga Cooperativa de Consumo dos Ferroviários (Coopfer).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

MEC antecipa prazos de inscrições do Sisu, Prouni e Fies Anterior

MEC antecipa prazos de inscrições do Sisu, Prouni e Fies

Receita da Sorte distribuiu R$ 5,7 mi em prêmios em três anos; saiba como aderir ao programa Próximo

Receita da Sorte distribuiu R$ 5,7 mi em prêmios em três anos; saiba como aderir ao programa

Geral