Morre, aos 101 anos, o ex-combatente da FEB Aribides Rodrigues Pereira

Diário

Morre, aos 101 anos, o ex-combatente da FEB Aribides Rodrigues Pereira
Foto: Germano Rorato (Arquivo)

Morreu, na tarde desta quarta-feira (27), aos 101 anos, Aribides Rodrigues Pereira, ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB), que embarcou para a Itália em 1944, durante a Segunda Guerra Mundial. 

Aribides havia sido internado na última sexta-feira no Hospital Geral de Santa Maria (HGU), após ter complicações do sistema urinário. A morte foi confirmada por volta das 15h30min desta quarta. Ele já havia sido internado por outras razões nos últimos anos, tendo realizado uma cirurgia de ponte de safena.

Para o filho de Aribides, Ademir Portella, o pai é um herói:

– Meu pai lutou para liberdade do povo e portanto um homem da história deixa o legado da liberdade – disse.

Conforme o zelador do condomínio em que o “pracinha” morava há mais de 20 anos, Aribides gostava de conversar e sair para fazer atividades cotidianas, como ir a farmácia ou mercado.

– Quando podia sair, antes da Covid-19, ele era bem ativo. Com meu filho de 10 anos ele contava as histórias dele na guerra. Eu também gostava de ouvi-lo. Ele foi um dos primeiros moradores do condomínio – lembra Silas Justen, de 46 anos.

Professores estaduais são os principais alvos de novo golpe pelo celular

OUTRA PERDAHá exatos 7 dias, a esposa de Aribides, Nadir Pereira, a qual ele dividiu mais de 70 anos de casados, faleceu de causas naturais em casa. Ela morreu aos 95 anos.

O herói será velado na quinta-feira, na capela F do Cemitério Santa Rita, a partir das 7h. Ele deve ser sepultado no jazigo dos militares, no Cemitério Ecumênico Municipal, em Santa Maria, a partir das 16h30min.

A 3ª Divisão de Exército divulgou uma nota de pesar, abaixo:

Aribides Rodrigues Pereira, nasceu em 24 de novembro de 1920, na cidade de Júlio de Castilhos -RS e foi parte da Força Expedicionária do Exército Brasileiro durante a Segunda Guerra Mundial, com atuação a partir da cidade de Pisa na Itália.

Cabe destacar seu entusiasmo e dedicação a Pátria pela qual depositou tão alto valioso sacrifício no altar da liberdade, além de seu exemplo como cidadão e chefe de família durante toda a sua vida. Deixa filhos e neta e um legado de honra e amor pelo Brasil.

Neste momento de dor, os integrantes da 3ª Divisão de Exército, – Divisão Encouraçada, externa com grande sentimento a perda do ex-combatente Aribides Rodrigues Pereira, que deixa aos seus familiares o testemunho da mais profunda admiração e respeito.

*Gabriel Marques

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Eleitor tem até 4 de maio para regularizar situação para as eleições deste ano Anterior

Eleitor tem até 4 de maio para regularizar situação para as eleições deste ano

Distrito Criativo é lançado oficialmente e parceiros são apresentados durante evento no Theatro Treze de Maio Próximo

Distrito Criativo é lançado oficialmente e parceiros são apresentados durante evento no Theatro Treze de Maio

Geral