Foto: Vinicius Becker
Em cerimônia na manhã desta terça-feira (6), o reitor Luciano Schuch transmitiu oficialmente o cargo para a professora Martha Adaime, que se torna a primeira mulher a comandar a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em 65 anos de história da instituição.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Na sequência do ato, Martha deu posse ao vice-reitor Tiago Marchesan e à equipe de pró-reitores. A solenidade ocorre no Centro de Convenções da UFSM, com a presença de docentes, servidores, estudantes e autoridades.
Vitória nas urnas
No dia 25 de junho, Martha Adaime venceu a votação da comunidade acadêmica e despontou como favorita para assumir a Reitoria da UFSM. Representando a chapa 2, obteve 57,73% dos votos na consulta realizada com estudantes, professores e servidores. O candidato da chapa 1, Felipe Müller, ficou com 42,27%.
Perfil
Filha do bancário Jorge Adaime e da dona de casa Lecy Maria Bohrer Adaime, Martha Adaime é a caçula de quatro irmãos. Ingressou no curso de Química Industrial logo na primeira tentativa no vestibular. Apesar do mercado de trabalho aquecido, foi na docência que encontrou propósito.
Aos 26 anos, em 1989, concluiu o doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e, no mesmo ano, ingressou como professora na UFSM. Era o início de uma trajetória que soma 36 anos de dedicação à instituição.
Ao longo da carreira, acumulou experiências na gestão universitária. Foi chefe de departamento no curso de Química, vice-diretora e, posteriormente, diretora do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE), cargo que ocupou entre 2006 e 2014. Em 2009, participou de sua primeira disputa eleitoral na UFSM, como candidata a vice-reitora na chapa liderada por Paulo Burmann, que acabou derrotada.
Entre 2022 e 2025, Martha Adaime exerceu o cargo de vice-reitora, ao lado de Luciano Schuch. O período foi marcado por restrições orçamentárias, desafios do pós-pandemia e momentos de luto, como o acidente com um ônibus da instituição que vitimou sete estudantes do Colégio Politécnico, em abril. A nova gestão começa em um cenário de incerteza financeira, após o Congresso aprovar um corte de quase R$ 500 milhões no orçamento das universidades federais para 2026, o que pode impactar a UFSM.
Equipe de gestão
No Gabinete do Reitor, os cargos ficaram definidos da seguinte forma:
- Chefe de gabinete: Flavi Lisboa
- Chefe da secretaria de gabinete: Daniele Medianeira Rizzetti
- Assessoria do vice-reitor: Isis Portolan dos Santos
- Assessoria de comunicação: Júlia Cervo
- Assessoria de planejamento estratégico: Paulo Ricardo de Jesus Filho
As pró-reitorias serão ocupadas pelos seguintes nomes:
- Administração (PRA): Isabel Bohrer Scherer
- Gestão de Pessoas (Progep): Frank Leonardo Casado
- Infraestrutura (Proinfa): André Lubeck
- Planejamento (Proplan): Vinícius Jacques Garcia
- Graduação (Prograd): Cláudia Smaniotto Barin
- Extensão (PRE): Milena Freire de Oliveira-Cruz
- Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP): Cristina Wayne Nogueira
- Inovação (Proinova): Daniel Bernardon
- Assistência Estudantil (PRAE): Jaciele Sell