Foto: Vinicius Becker (Diário)
Aposentados e pensionistas vinculados ao Instituto de Previdência e Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Municipais de Santa Maria (Ipassp) ainda não receberam o pagamento referente ao mês de dezembro, que estava, inicialmente, previsto para esta terça-feira (07). Conforme o Ipassp, os recursos foram repassados pela prefeitura, mas a folha de pagamento ainda estava em fase de finalização.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Em entrevista ao Bom Dia, Cidade!, a presidente do instituto, Fabiana Neves de Vargas, afirmou que a folha está em conclusão e que os pagamentos devem começar a ser processados ainda nesta quarta-feira (08) ou, no máximo, até quinta-feira (9).
— A previsão é que ela saia a qualquer momento. Estamos trabalhando com a hipótese de enviar os dados para o banco até o meio-dia e, talvez os pagamentos já comecem a ser processados hoje à tarde — explicou.
Sistema e mudanças no Imposto de Renda explicam atraso
De acordo com Fabiana, erros no sistema utilizado para a geração da folha causaram o atraso. O sistema é operado por uma empresa de fora do município, a Gov BR, e precisou passar por ajustes em razão das novas tabelas do Imposto de Renda para 2026, além da existência de duas folhas no mês de dezembro.
— Ocorreram alguns erros de sistema, mas já estão sendo corrigidos. Precisamos que um programador de São Paulo mexesse no sistema para que ele ficasse adequado conforme as novas tabelas do Imposto de Renda — detalhou ela.
A presidente do Ipassp também explicou que a folha de dezembro estava originalmente preparada para pagamento no dia 30, mas o repasse não ocorreu naquele momento. O instituto só foi informado no dia 29 de dezembro de que os recursos não seriam enviados nesse mês, o que exigiu uma reorganização em curto prazo.
— Não se prepara uma folha em tão pouco tempo. É muito complicado e muito complexo, ainda mais com as mudanças no Imposto de Renda e a movimentação constante de aposentadorias e pensões — afirmou.
Os recursos — cerca de R$ 19 milhões — foram repassados ao Ipassp na terça-feira (6) e contemplam aproximadamente 4,6 mil beneficiários. Segundo Fabiana, as conferências da folha vêm sendo feitas desde o retorno do recesso, na segunda-feira (5).
— É certeza que o pagamento sai. Estamos finalizando e até amanhã, no máximo, o valor entra na conta das pessoas — garantiu.
Pagamento do próximo mês
Sobre o próximo vencimento, previsto para 30 de janeiro, Fabiana disse que ainda não houve sinalização oficial da prefeitura, mas que o secretário da Fazenda já declarou publicamente que o pagamento deve ocorrer dentro do prazo.
— A gente espera que o recurso entre um dia antes, até o dia 29, para dar tempo de operacionalizar — completou.
O Ipassp reforça que aposentados e pensionistas devem ficar atentos às contas bancárias, já que os pagamentos podem começar a ser creditados a partir da tarde desta quarta-feira (08).
Leia mais:
- "Sem salário não fizemos nada" afirma professora aposentada em protesto nesta quarta-feira
- Prefeitura de Santa Maria anuncia datas para pagar salários atrasados de aposentados, pensionistas e CCs
- Ipassp confirma que pagamento de salários de aposentados e pensionistas ficará para janeiro; sindicatos repudiam situação