Michele Dias: da morte da rainha à previsão de tempestade para a região Norte, os assuntos do dia em Portugal

Michele

Michele Dias: da morte da rainha à previsão de tempestade para a região Norte, os assuntos do dia em Portugal

O destaque nesta sexta-feira em Portugal é o assunto que predomina no mundo inteiro, que é a morte da rainha Elizabeth II e todos os protocolos que envolvem os atos fúnebres e a sucessão do trono. A rainha, que morreu aos 96 anos, teve o mais longo reinado do Reino Unido e o segundo maior da história. O Rei Luís XIV, da França, reinou por 72 anos e 110 dias.

As cerimônias fúnebres devem durar dez dias, e a expectativa é o que o dia do funeral seja instituído como feriado. O primeiro pronunciamento do novo rei Charles III está marcado para esta sexta à tarde; já a cerimônia de coroação ainda demora e só deve ser anunciada depois do período de luto. O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, que participou das comemorações do 7 de setembro no Brasil está voltando a Portugal e confirmou aos jornalistas brasileiros que vai participar dos atos fúnebres.

Mudando para um tema mais leve, estive a acompanhar o clima em Santa Maria, onde fez bastante calor na madrugada, depois veio a chuva e, é claro, aquela mudança brusca de temperatura. Como dizia minha avó “haja saúde”. Em Braga, é muito quente no verão – meses de junho, julho e agosto – e muito frio no inverno. O frio normalmente começa no mês de novembro e se estende até março. E assim como está a ocorrer na região central do Rio Grande do Sul, aqui o tempo também vai mudar. E por isso que eu falo que muita coisa aqui me faz lembrar de Santa Maria, uma delas é o clima. A máxima hoje vai a 28 graus, está um dia ensolarado e para domingo a previsão é de tempestade: chuva e vento forte.

Ainda bem que o sol deve seguir amanhã quando vai ocorrer aqui o Dia do Brasil, evento que chega à terceira edição e tem como objetivo integrar os brasileiros que vivem na região norte de Portugal e mostrar a diversidade gastronômica e cultural do Brasil aos portugueses. Já comentei na coluna de ontem que os gaúchos estarão representados no Dia do Brasil, numa barraca que terá churrasco e chimarrão.

Vou passar por lá e fazer um registro para mostrar para vocês na segunda-feira. Quem sabe não encontro um santa-mariense? Já conheci aqui duas famílias de Santa Maria. Uma delas já retornou ao Brasil – a minha amiga Luciana Dalla Nora que morou 4 anos em Braga com o marido e a filha, tempo do curso de Doutorado na área da Educação. Ela é professora do Instituto Federal Farroupilha, e a amizade se mantém agora através do uso da tecnologia. E temos outra família de amigos santa-marienses que seguem em Braga. Aliás, a importância das amizades quando se vive há milhares de quilômetros do nosso pago vai ser assunto aqui na coluna. Um ótimo fim de semana e até segunda!

Michele DiasMeu nome é Michele Dias da Silva, tenho 42 anos, casada, duas filhas lindas e santa-mariense com muito orgulho. Sou formada em Letras pela Universidade Franciscana e em Jornalismo, pela Universidade Federal de Santa Maria; e tenho mestrado em Ciências Sociais, pela Universidade do Minho (Portugal). Trabalhei em telejornal por 15 anos, a maioria destes como editora e apresentadora do Jornal do Almoço. Atualmente, produzo conteúdo para redes sociais de empresas e faço fotos, vídeos e textos sobre as minhas andanças pela Europa porque sou curiosa e apaixonada por descobrir boas histórias. 

Leia todos os colunistas

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Candidatos ao Piratini vêm atrás de 150 mil votos santa-marienses Anterior

Candidatos ao Piratini vêm atrás de 150 mil votos santa-marienses

Projeto Expressando Arte 2022 iniciou em Nova Palma Próximo

Projeto Expressando Arte 2022 iniciou em Nova Palma

Geral