Mais de 120 canteiros estão adotados na cidade pelo programa Santa Maria de Todos Nós

Eduarda Costa

Mais de 120 canteiros estão adotados na cidade pelo programa Santa Maria de Todos Nós
Fotos: Eduardo Ramos (Diário)

Ativo na cidade há 3 anos, o programa Santa Maria de Todos Nós cede à iniciativa privada 120 praças e espaços públicos da cidade. A ação possibilita a adoção de uma ou mais áreas verdes para que comerciantes realizem a manutenção do local e, como retribuição, podem instalar publicidades para sua empresa.

Segundo o superintendente de Praças, Parques, Canteiros e Jardins, Roberto Dotto, praticamente todos os canteiros das principais avenidas da cidade estão adotados. No momento, estão assinados 81 termos de compromisso de adoção, que correspondem a 122 espaços públicos da cidade, pois há casos de organizações que registraram mais de um local. O número representa 100 canteiros, 5 praças, 2 largos, 8 floreiras e 7 rótulas. 

No termo, os adotantes ficam responsáveis pelo local por um período de 18 meses, que pode ser prorrogado. A adoção compreende ao paisagismo, como corte das gramas e plantio de flores. Não é permitido alterações ou instalações estruturais nem plantio de árvores. 

Fiscalização

Canteiro da Av. Borges de Medeiros está disponível após desistência da empresa adotante.

No momento, 11 canteiros estão em tratativas para adoção, de locais vagos ou com desistências. Uma fiscalização é feita regularmente pelo próprio superintende, para avaliar o cuidado das empresas. Em caso de má condição do local adotado, uma cláusula do termo garante 30 dias para posicionamento da empresa, de retomada do cuidado ou de desistência. 

Mesmo assim, o número de desistências é considerado baixo e a avaliação é positiva. De acordo com a fiscalização, o número de destruição, como depredações ou roubo de plantas é praticamente nulo.

– A gente atingiu mais de 95% dos locais que planejamos fazer essa adoção. Para nós, é excelente, porque isso volta tudo para população, em chegar em locais bonitos, isso dá vida à cidade. 

Dificuldade

Apesar do sucesso dos canteiros, a dificuldade do programa está relacionada à adoção das praças. O principal motivo deve ser por se tratarem de áreas grandes e que necessitam de investimento maior dos adotantes. Agora, a prefeitura deve estudar novas parcerias para estes locais, como ocorreu na Praça Roque Gonzales, próxima ao Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo, no Centro da cidade.

– O programa iniciou na metade de 2019, e logo veio a pandemia. Acreditamos que foi por esse momento recluso e também por demandar alto custo. Então é algo que a gente está tentando, que conseguimos na Roque Gonzales e que agora devemos priorizar para buscar a mesma parceria – adianta o superintende. 

A praça Roque Gonzales foi adotada em uma parceria com três empresas da área da saúde por um período de 10 anos. Próxima a serviços de saúde, ela é utilizada por quem vem em busca de consultas, como a cuidadora Cristiane Schmidt, 44, que aguardava junto aos avós no banco da praça:

– Estávamos procurando uma sombra para descansar, no intervalo de uma consulta e outra. Deveria ter mais árvores, cortaram algumas para essa reforma, mas vamos esperar que fique melhor depois de pronta.

Locais adotados:

Avenida João Luiz Pozzobon

Avenida Nossa Senhora das Dores

Avenida Nossa Senhora Medianeira

Avenida Hélvio Basso

Avenida Ângelo Bolson

Avenida Liberdade

Avenida Presidente Vargas

Avenida Governador Walter Jobim

Avenida Borges de Medeiros (2 canteiros a serem adotados no trecho da Avenida Presidente Vargas até a Rua Venâncio Aires, e 3 após a Rua Fernandes Vieira)

Avenida Rio Branco (existem 2 canteiros para adoção devido à desistência dos adotantes)

Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho (adotados canteiros a partir da Rua dos Jasmins até a BR-287)

Avenida Paulo Lauda (restam 4 canteiros a serem adotados)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Poucas lojas do comércio de Santa Maria vivem o clima de Copa Anterior

Poucas lojas do comércio de Santa Maria vivem o clima de Copa

Gaúcho da Copa: filhos do ilustre torcedor da seleção brasileira buscam patrocínio para levar o legado do pai até o Catar Próximo

Gaúcho da Copa: filhos do ilustre torcedor da seleção brasileira buscam patrocínio para levar o legado do pai até o Catar

Geral