Mais de 100 pontos do interior de Santa Maria enfrentam falta de água

Rebeca Kroll

Mais de 100 pontos do interior de Santa Maria enfrentam falta de água
Foto: Marcelo Oliveira (Arquivo/Diário)

Pelo terceiro ano consecutivo, Santa Maria está na iminência de enfrentar mais um período de seca e de pouca precipitação pluviométrica nos próximos meses. Mais de 100 pontos do interior de quatro distritos já enfrentam a falta de água devido à chuva escassa na região.

Conforme o Grupo de Trabalho da Prefeitura as localidades afetadas são: Estrada de Canabarro e Vila Esmeralda, no distrito de Boca do Monte; Linha Waimman, no distrito de Arroio Grande; Corredor Manoel Pinto, Rua José Tavares e Rua Augusto Kunz, no Passo da Capivara (Passo das Tropas) no distrito de Pains; e na sede do distrito de Santa Flora.

Até o início de dezembro a Defesa Civil já havia entregado mais de 6‬ milhões de litros de água em 2022. De acordo com o coordenador e superintendente do órgão, Adão Lemos, foram feitas vistorias para ver a possibilidade de extensão de rede ou perfuração de poço artesiano com rede de água para comunidades que ainda não são beneficiadas pela Corsan. 

— Em todos esses estudos, foram levados em conta os aspectos técnicos quanto à distância da rede de água, população atingida e possíveis soluções. O que pretendemos é trazer uma solução definitiva para essas localidades que são atendidas pela entrega de água pela Defesa Civil e aberturas de bebedouros e microaçudes pela Secretaria de Desenvolvimento Rural — explica Lemos.

A pedido dos moradores a prefeitura estabeleceu como prioridade a abertura de três poços artesianos. Dois no distrito de Boca do Monte, um na Estrada de Canabarro, que vai afetar em torno de 84 pessoas, e outro na Vila Esmeralda, onde moram aproximadamente 150 famílias. O terceiro poço deve ser implementado no distrito de Santa Flora. 

Situação das barragens 

Segundo a gestora da Corsan em Santa Maria, Andréia Zanini, a barragem do DNOS, no bairro Campestre do Menino Deus, está 1,5 metro abaixo do nível normal, que é de 12 metros. Já a barragem Rodolfo Costa e Silva, a maior e que fica entre Itaara e São Martinho da Serra, está com 2 metros abaixo da sua normalidade.

A gestora afirma que um documento será entregue nos próximos dias ao Governo do Estado sobre a situação das barragens do RS. 

— A formalização documental da situação em Santa Maria nos dá suporte para mostrar à direção da companhia as principais prioridades que o Município necessita com relação à ampliação da rede da Corsan. Assim, há possibilidade de um parecer favorável na possível execução de obras, tendo aporte maior de recursos para estabelecer prioridades — destaca Zanini. 

O chefe de Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima, relata que já solicitou à Secretaria de Finanças a prioridade de recursos para a aquisição de caixas de água e tanques.

— Não está descartada a hipótese de decretação de situação de emergência, mas vamos aguardar os próximos relatórios — afirma Lima. 

Encaminhamentos

O Grupo de Trabalho da Prefeitura monitora a situação da estiagem e esteve reunido na manhã desta terça-feira (13). Nela foram estabelecidos os próximos encaminhamentos e as prioridades emergenciais: 

Necessidade de adquirir 30 caixas de água. Em 2021, foram adquiridas 49 unidades e todas estão abastecendo famílias;

Aquisição de 2 tanques para reservação de água;

Busca de mais um caminhão pipa para distribuição de água;

Cobrança dos recursos do Avançar RS;

Aquisição de uma caixa d’água flexível e móvel, denominada Viniliq estacionário Sansuy, que é indicada como reservatório de água com grande benefício para áreas de pouca disponibilidade ou uso emergencial.

*Com informações da Prefeitura de Santa Maria

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pagamento antecipado do IPVA começa nesta quarta-feira Anterior

Pagamento antecipado do IPVA começa nesta quarta-feira

Governo Eduardo Leite propõe dividir e extinguir secretarias Próximo

Governo Eduardo Leite propõe dividir e extinguir secretarias

Geral