A quinta-feira foi dia de movimento na agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Santa Maria, na Rua Venâncio Aires. Foi o primeiro dia em que a agência normalizou totalmente os atendimentos, depois de uma greve que durou quase três meses.
Na noite de terça-feira foi anunciado o final da greve. Na quarta, os funcionários voltaram ao trabalho, mas o atendimento ao público só foi retomado hoje. Até os funcionários que trabalham em outros setores ajudaram no atendimento para dar conta da demanda.
Servidores do INSS fazem manifestação para marcar os 30 dias de greve
O gerente da agência de Santa Maria, Felipe Dillmann, explica que a tendência é que leve cerca de dois meses para a rotina voltar ao normal. Até lá, a orientação é que as pessoas que não tenham assuntos urgentes para resolver esperem por mais uns dias antes de buscar orientação. Aqueles que tinham atendimento marcado e não foram recebidos em função da greve devem reagendar os procedimentos pelo telefone 135, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h. Quando a pessoa for atendida no novo horário marcado, será constatado que ela tinha um agendamento mais antigo. Com isso, o encaminhamento do processo dela terá a data anterior orienta o gerente.
A parte de perícia médica não deve sofrer mudanças, já que os procedimentos foram feitos normalmente. Já as pessoas que tinham processos de benefícios como pensão, aposentadoria ou reclusão podem esperar alguns dias até uma nova data de atendimento.
A greve iniciou no dia 7 de julho. Após acordo, os servidores vão receber aumento salarial de 5,5% em 2016, e de 5% em 2017, um reajuste total de 10,7% bem abaixo do pleiteado, que era 27%.
"