Um dos mais antigos templos religiosos do Estado completa 200 anos este mês. Testemunha da formação do município de São Gabriel, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário Bom Fim, conhecida como Igreja do Galo, festejará a data neste sábado com um evento cultural.
Atualmente, o imóvel não é mais um templo católico. Por décadas, o local ficou abandonado e quase em ruínas, até ser comprado pela prefeitura, que o transformou no Museu da Igreja do Galo.
A recuperação da igreja histórica foi realizada pelo Instituto Harmonia, grupo criado há 10 anos com o propósito de resgatar a história da Igreja do Galo. A entidade teve papel fundamental na realização do projeto de restauração. As obras foram concluídas em 17 de junho de 2011, quando houve a reinauguração do imóvel.
Como concorrer a 87 vagas para empresa que administrará cozinha do Husm
Nas obras, a prefeitura deu apoio estrutural. Durante os serviços, trabalharam 25 pessoas, que se tornaram profissionais de construção civil por meio de um curso do Senar, pago com recursos do município. No interior, não há mais bancos nem altar. As ruínas originais foram preservadas na restauração, e colocados armários para exposição de artefatos históricos do município, como armas, espadas, uniformes militares e objetos católicos.
Na solenidade de sábado, às 19h, em frente à igreja museu, haverá apresentações da Invernada Adulta do PTG Rancho da Amizade, recentemente premiada com a 17ª posição da Força B do Encontro Nacional de Arte e Tradição Gaúcha (Enart), e do Grupo de Danzas de Itati, de Taquarembó, no Uruguai.
GALO DE BRONZE ORIGINAL FOI ROUBADO
A Igreja do Galo foi o primeiro templo religioso de alvenaria levantado em São Gabriel, em 1817, e foi a Igreja Matriz da vila e da cidade até a inauguração da atual Igreja Matriz do Arcanjo São Gabriel, em 7 de dezembro de 1924. Era conhecida como “Igreja do Galo” pelo galo de bronze que havia no alto de sua cúpula, trazido pelo Marechal João de Deus Menna Barreto da missão jesuítica de São Miguel, em 1805. O imperador do Brasil, Dom Pedro 2º, assistiu missas no local por duas ocasiões, em 13 de janeiro de 1846 e em 30 de agosto de 1865.
Nova ponte entre São Gabriel e Vila Nova deve ficar pronta em fevereiro
O galo original foi roubado em 11 de setembro de 1985 e nunca mais foi encontrado, dando origem a várias lendas sobre seu destino. O galo de bronze atual foi feito pelo Movimento Resgate Cultural de São Gabriel, formado por Émerson Fernandes, Rodrigo Porciúncula, Amilcar Varella, Maria Angélica Buere e Marcelo Ribeiro, e instalado em 6 de junho de 2015.
* Com informações da prefeitura de São Gabriel