Husm deve contratar técnicos em Enfermagem para atuar em leitos de UTI recém-habilitados

Arianne Lima

Husm deve contratar técnicos em Enfermagem para atuar em leitos de UTI recém-habilitados
Foto: Eduardo Ramos (arquivo/Diário)

O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) deve contratar cerca de 20 técnicos em Enfermagem para atuar em seis leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) recém-habilitados pelo Ministério da Saúde. Com a adição, a UTI adulto passou de 14 a 20 leitos habilitados.

– Pelo o que exige a legislação, temos médicos, fisioterapeutas e enfermeiros suficientes para assumir essa demanda. Mas o quadro de técnicos de enfermagem não atende a necessidade. Vamos contratar, por meio de concurso público, cerca de 20 profissionais – afirma a gerente de Atenção à Saúde do Husm, Soeli Guerra.

Ainda não há data definida para a realização deste concurso. O pedido de habilitação dos leitos foi encaminhado, após a conclusão da obra da Central de UTIs no início de 2021, para a Coordenadoria Regional de Saúde. O Estado, por sua vez, tramitou a solicitação para o Governo Federal e o Ministério da Saúde aprovou a proposta.

Leia também

Laboratório do Estado é referência em testagem da varíola do macacoLares filantrópicos e privados para idosos devem demitir enfermeiros e técnicos em enfermagem em Santa MariaDia D da Campanha de Multivacinação ocorrerá no sábado em 20 unidades de Saúde de Santa Maria

Central de UTIs

A obra de construção da Central de UTIs, que tem capacidade para até 82 leitos, foi realizada com recursos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), assim como a aquisição da maioria dos equipamentos (respiradores e estativas). Já a habilitação de leitos faz parte de um projeto de expansão, dimensionado no início dos anos 2000, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o hospital universitário, prefeitos e secretários de saúde da região.

No contexto atual, a Central de UTI do HUSM tem 51 leitos habilitados. A Gerência de Atenção à Saúde já encaminhou processo para habilitar mais 24 leitos. A proposta é passar de 6 para 10 leitos a UTI Pediátrica, de 10 para 20 a UTI Neonatal e criar uma UTI Cardiológica, com 10 leitos.

– Esses leitos – por força da necessidade da população – sempre foram ocupados. Sempre trabalhamos com excedente de paciente crítico. A habilitação vai garantir que o hospital receba do Ministério da Saúde pelo serviço prestado – enfatiza Soeli Guerra.

*com informações da Assessoria de Comunicação do Husm

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Inscrições para ingresso, reingresso e transferência de graduação da UFSM vão até sexta-feira Anterior

Inscrições para ingresso, reingresso e transferência de graduação da UFSM vão até sexta-feira

Pronto-Socorro do Husm segue com atendimento restrito mais de 15 dias após anúncio de superlotação Próximo

Pronto-Socorro do Husm segue com atendimento restrito mais de 15 dias após anúncio de superlotação

Geral