O Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) deve contratar cerca de 20 técnicos em Enfermagem para atuar em seis leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) recém-habilitados pelo Ministério da Saúde. Com a adição, a UTI adulto passou de 14 a 20 leitos habilitados.
– Pelo o que exige a legislação, temos médicos, fisioterapeutas e enfermeiros suficientes para assumir essa demanda. Mas o quadro de técnicos de enfermagem não atende a necessidade. Vamos contratar, por meio de concurso público, cerca de 20 profissionais – afirma a gerente de Atenção à Saúde do Husm, Soeli Guerra.
Ainda não há data definida para a realização deste concurso. O pedido de habilitação dos leitos foi encaminhado, após a conclusão da obra da Central de UTIs no início de 2021, para a Coordenadoria Regional de Saúde. O Estado, por sua vez, tramitou a solicitação para o Governo Federal e o Ministério da Saúde aprovou a proposta.
Leia também
Laboratório do Estado é referência em testagem da varíola do macacoLares filantrópicos e privados para idosos devem demitir enfermeiros e técnicos em enfermagem em Santa MariaDia D da Campanha de Multivacinação ocorrerá no sábado em 20 unidades de Saúde de Santa Maria
Central de UTIs
A obra de construção da Central de UTIs, que tem capacidade para até 82 leitos, foi realizada com recursos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), assim como a aquisição da maioria dos equipamentos (respiradores e estativas). Já a habilitação de leitos faz parte de um projeto de expansão, dimensionado no início dos anos 2000, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o hospital universitário, prefeitos e secretários de saúde da região.
No contexto atual, a Central de UTI do HUSM tem 51 leitos habilitados. A Gerência de Atenção à Saúde já encaminhou processo para habilitar mais 24 leitos. A proposta é passar de 6 para 10 leitos a UTI Pediátrica, de 10 para 20 a UTI Neonatal e criar uma UTI Cardiológica, com 10 leitos.
– Esses leitos – por força da necessidade da população – sempre foram ocupados. Sempre trabalhamos com excedente de paciente crítico. A habilitação vai garantir que o hospital receba do Ministério da Saúde pelo serviço prestado – enfatiza Soeli Guerra.
*com informações da Assessoria de Comunicação do Husm
Leia todas as notícias