Hospital Regional de Santa Maria ultrapassa a marca de mil cirurgias em um ano

Redação do Diário

Hospital Regional de Santa Maria ultrapassa a marca de mil cirurgias em um ano

Eduardo Ramos

Um ano após a inauguração do bloco cirúrgico, em 27 de outubro de 2021, o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) atingiu a marca de mil cirurgias.

A primeira e a milésima cirurgia do hospital foram realizadas pelo chefe do serviço de cirurgia vascular e diretor técnico do HRSM, cirurgião Vinicius Menegola.

– A primeira cirurgia foi uma traqueostomia, na época ainda havia um grande número de pacientes com covid e era um paciente com longo período de permanência de UTI, que necessitava com urgência desse procedimento – conta Menegola.

A milésima cirurgia foi uma safenectomia e correção de varizes de membro inferior em uma paciente de 61 anos, da cidade de Dilermando de Aguiar, distante 51 quilômetros de Santa Maria. Segundo Menegola, a paciente que aguardava na fila do SUS por atendimento vascular e correção de varizes havia três anos

– Após o atendimento no ambulatório de cirurgia vascular, foi agendada a cirurgia com brevidade. – afirma o cirurgião.

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, relembra o papel estratégico da instituição no enfrentamento da pandemia de covid, além de destacar o fortalecimento do trabalho entre a SES e a Fundação Universitária de Cardiologia (FUC) que possibilitou a ampliação dos serviços oferecidos.

– O Hospital Regional é de suma importância para fortalecer os serviços de saúde e atender às necessidades dos usuários do SUS.

A secretária também reforçou como uma grande conquista, no último trimestre do ano, a realização das cirurgias neurológicas de alta complexidade.

– A região central e o Rio Grande do Sul acabam ganhando muito com essa meta atingida. – afirma o diretor-geral do hospital, Geison Farias.

Segundo Carla Boniatti, coordenadora adjunta da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde, o encaminhamento de cirurgias e internações no Hospital Regional é feito por sistemas de regulação estadual, sendo que a instituição recebe pacientes de todo o Rio Grande do Sul, a partir da análise dos casos encaminhados, da capacidade e dos serviços oferecidos.

Cirurgias (de novembro de 2021 a novembro de 2022)

Geral: 232

Vascular: 226

Traqueostomia: 50

Torácica: 91

Traumatológica: 186

CPRE: 172

Neurocirurgia: 29

Debridamento de úlcera: 29

Total: 1015

* com informações da A.I. do governo do RS

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Casemiro marca e Brasil vence a Suíça por 1 a 0 Anterior

Casemiro marca e Brasil vence a Suíça por 1 a 0

Região Central enfrentará seca pelo terceiro verão seguido Próximo

Região Central enfrentará seca pelo terceiro verão seguido

Geral