Dando continuidade a uma iniciativa voltada ao amor e cuidado com mães e bebes, o Hospital Casa de Saúde promoveu um encontro gratuito de gestantes na tarde desta quarta-feira. Ao todo, 18 gestantes participaram da atividade realizada no Auditório do Casa de Saúde, no Bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Segundo a enfermeira residente em Enfermagem Obstétrica pela UFN, Sabrina Welter de Andrade, as gestantes chegam acompanhadas de pessoas que fazem parte da rede de apoio, o que é positivo uma vez que os profissionais de saúde tiraram dúvidas dos participantes sobre diversos assuntos:
–Nós abordamos a questão sobre o trabalho de parto, as indicações de internação dessas pacientes na maternidade do Hospital Casa de Saúde, quais são as implicações que elas têm para permanecer conosco aqui, além de esclarecer sobre os cursos de pré-natal de baixo e alto risco e os hospitais de referência. Temos em Santa Maria a Casa de Saúde e o HUSM, que é referência de alto risco para Santa Maria e região. Os métodos de indução do trabalho de parto também foram abordados, assim como métodos não farmacológicos para alivio da dor, que usamos ali na maternidade como aromaterapia, cromoterapia, massagem, banho morno. Por último, os cuidados com os recém-nascidos em casa – relata Sabrina, enfatizando que o processo de troca de conhecimentos também visa proporcionar por um parto mais humanizado e uma melhor passagem pela maternidade do hospital para as mães que tiverem interesse.
No último mês, 99 crianças nasceram na maternidade da Unidade Pequeno Principe do Hospital Casa de Saúde, sendo 46 meninos e 53 meninas.
Leia também
Com aumento dos casos de síndromes respiratórias em crianças, Estado cria telefone para orientaçõesObra de unidade psiquiátrica do Hospital Casa de Saúde será entregue em 4 de julho, mas espaço ainda não tem data para reabrir
RETORNO
Os encontros de gestantes na instituição voltaram a ser realizados de forma presencial no mês de maio. Na ocasião, 13 gestantes e seus acompanhantes tiraram dúvidas sobre trabalho de parto, participando posteriormente de uma visita guiada pela maternidade. Conforme a assessoria do Casa de Saúde, as reuniões devem acontecer uma vez por mês.
As atividades são destinadas a gestantes, acompanhantes, parceiro e demais interessados em contéudos que envolvem a temática maternidade. Para mais informações sobre a iniciativa, entre em contato pelo telefone (55) 3028-9401, ramal 231 (maternidade) ou através de mensagem para o Instagram @sefas.
por Arianne Lima – [email protected]
*com informações da Tempórea Comunicação de Frente
Leia todas as notícias