Correção: até as 10h34min desta sexta-feira, o Diário informou que os medicamentos para casos de urgência, seriam entregues aos pacientes na sede administrativa da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS), na Rua General Neto, 100. A informação estava errada e o correto é que pacientes, transplantados e que precisem de remédios antes da próxima quinta-feira, busquem informações neste endereço. Os casos de urgência serão encaminhados para a coordenadoria da farmácia, que entregará a medicação, caso seja imprescindível esperar até a abertura em novo endereço.
Quem depende da retirada de medicamentos na farmácia do Estado precisa ficar atento. O atendimento aos usuários está suspenso a partir de hoje até a próxima quarta-feira. Isso porque o setor, que funcionou por mais de 20 anos na Rua André Marques, 675, vai trocar de endereço.
A mudança da farmácia da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) começou na tarde de ontem. O novo prédio é uma das casas pertencentes ao Estado que fica no centro da cidade, na Rua Astrogildo de Azevedo, 277.
De acordo com o coordenador, Roberto Shorn, a mudança vai facilitar o acesso dos usuários que necessitam de medicamentos de média complexidade fornecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
UFSM oferece atendimento de emergência exclusivo no campus
– Nós optamos em ir para lá, porque fica mais próximo da farmácia municipal. Com isso, as pessoas não precisam se deslocar muito – ressalta Schorn.
Durante a mudança, apenas os remédios de urgência serão dispensados para os pacientes que não podem ficar sem medicação, caso de pacientes que receberam transplantes. A orientação em casos de transplantados é que entrem em contato com a administração da 4ª CRS pelo telefone (55) 3217-1888 ou pelo endereço General Neto, 100, entre 9h e 15h. Esses pacientes serão encaminhados para falar diretamente com Glenda Caraffa, coordenadora da farmácia, que organizará a entrega de remédios.
O restante dos pacientes deve aguardar até a abertura da farmácia no novo endereço, na Rua Astrogildo de Azevedo. De acordo com Shorn, a previsão é que ela esteja funcionando a partir da próxima quinta-feira, dia 20, mas que a equipe trabalha para tentar terminar a mudança antes disso.
O laboratório da coordenadoria, que faz os testes confirmatórios de HIV, malária e tuberculose, ligado ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen), também passará a funcionar junto à farmácia.
Investigação de cirurgia feita em paciente com plano de saúde no Husm aguarda parecer
Outra novidade é que o almoxarifado da 4ª CRS sairá do prédio da Rua André Marques e irá para um espaço junto ao Hemocentro Regional. O local dispõe de gerador, necessário para o armazenamento dos remédios que são distribuídos aos 31 municípios da região atendidos pela Coordenadoria.
OS ENDEREÇOS
