Família de Bussunda esclarece motivo da morte do professor

Redação do Diário

Família de Bussunda esclarece motivo da morte do professor
Foto: Riachuelo Enem e Vestibulares/Divulgação

No último dia 20 de maio, por volta das 8h, o professor Ederson Gaike da Rosa, 43 anos, mais conhecido como Bussunda, foi encontrado morto no prédio onde morava, no Bairro Perpétuo Socorro, em Santa Maria.

Confira abaixo nota de esclarecimento emitida pela família do professor Bussunda:

“Natural de Jaguari, o professor era muito conhecido na região, pois já somava 20 anos de sala de aula em cursinhos pré-vestibulares, além de possuir canais no YouTube que contavam com milhões de visualizações. Atualmente, lecionava no Riachuelo Enem e Vestibulares e no Ensino Médio do Colégio Fátima. As cerimônias fúnebres mobilizaram centenas de pessoas entre familiares, alunos e amigos do professor Bussunda, sendo realizadas em Santa Maria, na Capela Angelus e no Cemitério Municipal de Jaguari, onde o corpo foi sepultado, no dia 21 de maio de 2022.

Entretanto, no decorrer dos ritos fúnebres, as redes sociais do professor começaram a sofrer ataques de grupos negacionistas que creditavam seu falecimento a uma suposta 4ª dose de vacina que teria ensejado o mal súbito, versão preliminar da polícia até a conclusão do laudo pelo IML.

Consternada, em momento de profunda dor e desolação, a família vem atestar o óbvio: o professor Bussunda jamais tomou uma 4ª dose de vacina, além de ter falecido, conforme a certidão de óbito por “choque hemorrágico, hemorragia digestiva alta e neoplasia”. Some-se a isso, o fato de que era hemofílico, condição genética guardada durante toda a sua vida, que impedia a coagulação sanguínea.

Édila Gaike, irmã, relata que o professor procurou o Pronto-Atendimento da Casa de Saúde no dia 8 de maio logo quando começou a sentir dores e desconfortos abdominais. A partir de então, fez uma série de exames laboratoriais e recebeu o diagnóstico apenas 12 horas antes de sua morte, a neoplasia, neste caso, traduz-se por câncer em estágio muito avançado e de tratamento já praticamente inviável.

Giba Alende, professor de Geografia do curso Riachuelo, lembra o colega como um intelectual de mente inquieta e diz que “fará uma falta tremenda no ensino de Humanidades em Santa Maria”. A família apela para que cessem os ataques e mentiras propagadas a respeito da morte do professor, visto que seu legado é exatamente o oposto de tal postura: o conhecimento e a ciência sempre foram o norte de sua vida e de sua profissão. A missa de 7º dia de Bussunda ocorrerá nesta quinta-feira (26), a partir das 19h, na Igreja Nossa Senhora de Fátima“.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Após dias ensolarados, tempo volta a ficar instável, frio e chuvoso em Santa Maria Anterior

Após dias ensolarados, tempo volta a ficar instável, frio e chuvoso em Santa Maria

Prefeitura realiza capacitação de equipe para realizar diagnóstico de pessoas em situação de rua Próximo

Prefeitura realiza capacitação de equipe para realizar diagnóstico de pessoas em situação de rua

Geral