novidade

Estado confirma primeiro caso simultâneo de Covid e H3N2 em um mesmo paciente

O Rio Grande do Sul confirmou o primeiro caso de detecção simultânea dos vírus Influenza e coronavírus em uma mesma pessoa. O paciente é um jovem, de 21 anos, residente de Porto Alegre, que apresentou sintomas gripais leves e não precisou de hospitalização. As amostras foram analisadas pelo Laboratório Central do Estado (Lacen/RS), que confirmou a situação até então inédita no Estado.

O jovem foi atendido na capital gaúcha em 23 de dezembro. Ele apresentou dor no corpo, dor de cabeça e febre, mas não precisou de hospitalização. O resultado do teste RT-PCR saiu no dia 28. Também foi detectada a presença do vírus Influenza A-H3N2, que causa a gripe. A dupla contaminação é popularmente conhecida como "flurona". 

O paciente havia recebido apenas uma dose da vacina da Covid-19, em setembro do ano passado, mas não completou o esquema com duas doses. Não se sabe a situação vacinal dele contra a gripe. O vírus H3N2 é coberto pela vacina anual da gripe, oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Todas pessoas acima dos 6 meses de idade podem fazer a vacina.

Desde o início de dezembro, o Lacen já identificou 116 casos de Influenza A-H3N2, incluindo entre eles dois óbitos (em residentes de Porto Alegre e São Francisco de Paula).

CODETECÇÃO DE VÍRUS RESPIRATÓRIOS

Embora em relação à covid-19 o Lacen ainda não tivesse registrado casos de codetecção com Influenza, já houve ocorrência em anos anteriores à pandemia de pacientes que tiveram a identificação do vírus da gripe com algum outro (vírus sincicial respiratório ou adenovírus, por exemplo) assim como mais de uma cepa do vírus Influenza entre os analisados pelo laboratório (A-H1N1, A-H3N2 e B). Também já houve no Lacen casos de codetecção de coronavírus e VSR.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Falta de água atinge mais de 100 famílias em Santa Maria

Próximo

VÍDEO: após dois anos, um dos prédios da Associação Colibri será reformado

Geral