obras

VÍDEO: após dois anos, um dos prédios da Associação Colibri será reformado

Arianne Lima

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Especial)

Após dois anos, um dos prédios da Associação Colibri será reformado. No final de dezembro de 2021, um contrato entre a entidade e a empresa Fercoon Soluções em Aço foi fechado, possibilitando que as obras no prédio 3, onde o telhado caiu parcialmente em dezembro de 2019, comecem ainda este mês. A notícia alegrou muitos atendidos e funcionários. Elisandra Müller da Rosa, 39 anos, que faz parte do quadro de atendidos pela entidade há mais de 15 anos, comenta a recente conquista:

- Aqui é muito bom. Nós ganhamos muito carinho e as professoras são muito boas. Se nós conseguirmos fazer o outro prédio, vai ser muito melhor, porque vai ter mais espaço.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Atualmente, a Associação Colibri auxilia a 60 atendidos, na faixa etária de 6 a 76 anos, em dois turnos. Mesmo com a formação de pequenos grupos, a entidade mantem uma longa fila de espera. Com a reforma do prédio III, alguns serviços devem ser oferecidos com mais frequência a quem já é atendido e/ou aguarda ser chamado. Segundo a presidente da Associação Colibri, Maria do Carmo Bassan de Souza, o espaço contará com salas de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, possibilitando também que demais atividades destinadas à saúde sejam realizadas. 


Trabalhando há quatro meses na entidade, a fisioterapeuta Talissa Adolfo Galvão, 24 anos, festeja a oportunidade de aumento da carga horária com o novo espaço. Atualmente, ela atende apenas quatro pessoas por turno, nas terças, quartas e sextas-feiras. Entre os critérios, está a capacidade da atual sala, que conta com uma maca e outros poucos itens para prestar um atendimento especializado a quem mais precisa. 

- A expectativa é muito grande. Começamos sem material nenhum. Conseguimos comprar os itens e fomos trabalhando. Vemos uma evolução neles (atendidos), que têm uma necessidade muito grande de fazer fisioterapia. Quando pensamos nessa nova sala, toda equipada e com uma infraestrutura bem melhor, imaginamos o quanto podemos trabalhar ainda mais com eles - afirma a profissional. 

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

OBRAS

Com o recurso de R$ 150 mil, oriundo de uma emenda impositiva de 2020, a associação conseguirá custear a reforma do telhado e a rede elétrica do prédio. Ambos os serviços serão oferecidos pela mesma empresa de Santa Maria. O diretor de Fercoon Soluções em Aço, Emanuel Ferreira, explica que um planejamento já foi feito e aprovado, contando com mais de 10 profissionais certificados para as funções. 

- Estamos na fase da fabricação das estruturas para dar início, daqui a duas semanas, à demolição do telhado. Logo após, já iniciaremos com a montagem das estruturas, para entregar um trabalho com eficiência e qualidade - explica Ferreira, ressaltando que a previsão de finalização da obra é de dois meses. 

VÍDEO: buracos preocupam moradores do Bairro Tancredo Neves

Apesar da quantia repassada, ainda será preciso mais verba para finalizar outras etapas da obra e entregar aos atendidos um novo espaço. 

- Vamos precisar fazer alguns reparos nas paredes, pintura e a troca do piso, que é de parquê, e vamos trocar para um piso frio. E esse recurso já irá vir de uma emenda impositiva, que nós captamos em 2021 para ser utilizado em 2022. Então, encaminhamos o projeto para receber o recurso de R$ 20 mil para a troca do piso e da calçada em volta do prédio 3 - explica a presidente da Associação Colibri, Maria do Carmo Bassan de Souza. 

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

PRÓXIMOS PASSOS

Após a reforma do prédio 3, o próximo passo da entidade será a reforma do segundo prédio. Também bastante debilitado, o prédio 2 exigirá uma busca por recurso em 2022. Quando for reformado, o espaço deve se tornar um refeitório com cozinha, sala para entretenimento e lazer, além de comportar dois banheiros.

Além de recursos para a melhoria na estrutura, a Associação Colibri, que está há 33 anos prestando atendimento, busca doações de materiais de higiene e limpeza. Caso você tenha interesse em conhecer e ajudar a instituição, basta entrar em contato com os telefones (55) 3223-3486 ou (55) 99137-4011 (WhatsApp). 

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Oliveira (Especial)Presidente da Associação Colibri, Maria do Carmo Bassan busca recursos para melhorias na instituição

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Estado confirma primeiro caso simultâneo de Covid e H3N2 em um mesmo paciente

Prefeitura lança licitação para o Castramóvel em Santa Maria Próximo

Prefeitura lança licitação para o Castramóvel em Santa Maria

Geral