Rede estadual

Escolas de Santa Maria disputam prêmio estadual contra a violência

Joyce Noronha

O governo do Estado promove o concurso "Tamo Junto com a Cipave", que desafiou as escolas estaduais e municipais a produzirem um vídeo de dublagem com o jingle da campanha de 2017. Dois colégios de Santa Maria concorrem ao prêmio na categoria "Cultura da Paz": Coronel Pilar e Tiradentes, ambos estaduais. Mas, para chegar ao tão almejado primeiro lugar, os vídeos precisam receber votos.

As cerca de 350 produções selecionadas estão no site da Cipave, e a votação fica aberta até as 23h59min do próximo domingo. É permitido um voto por computador, ou celular, e o vídeo com mais votos será o ganhador.

Na escola Coronel Pilar, as professoras Heloisa Helena de Almeida e Adriana Mendes, que coordenaram o projeto com os alunos da turma 21, do 2º ano, e 31, do 3º, do Ensino Fundamental, não acreditavam que estavam com o vídeo para votação.

– A proposta era fazer um lipsync, uma dublagem, com o jingle da campanha da Cipave, mas a gente quis fazer uma coisa diferente. Daí, criamos uma paródia da música Terezinha de Jesus com o tema Não ao Bullying – conta Heloisa.

Os alunos aprovaram a experiência. O estudante do 3º ano Luiz Felipe Rodrigues, 9 anos, classificou como algo "divertido e diferente" produzir a paródia e gravar o vídeo. O colega Miguel Dearce, 8 anos, disse que está feliz porque achou importante falar que "não é legal ficar zoando as pessoas".

Por não fazer o lipsync, o vídeo da escola concorre na categoria "Cultura da Paz".

EDIÇÃO DIFERENTE

 Santa Maria, RS, Brasil, 18/09/2017.As escolas estaduais Coronel Pilar e Tiradentes estão na final do concurso ¿Tamo Junto com a Cipave¿, programa escolar do Estado, na modalidade Cultura da Paz. Alunos dos colégios produziram um vídeo dentro da temática. Agora, os vídeos estão disponíveis no portal da Cipave para votação do público até o dia 24 de setembro.No coronel Pilar, o vídeo foi produzido pelas professoras e alunos do 2º e do 3º ano do Ensino Fundamental. Já no Tiradentes, estudantes do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio participaram da produção do vídeo.Indexador: GERMANO RORATO
... E os estudantes do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio do Tiradentes fizeram o vídeo em diversas locações da escolaFoto: Charles Guerra / New Co

Os alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio do Colégio Tiradentes de Santa Maria também quiseram fazer um vídeo diferente, mas com a edição das imagens. Eles cantaram a música tema da campanha da Cipave de 2017, mas decidiram fazer a montagem de maneira na qual os alunos vão entrando gradativamente em cena.

A estudante do 3º ano Ananda Xavier, 16 anos, conta que dois colegas que trabalham com fotografia e audiovisual foram os responsáveis pela filmagem. O grupo decidiu começar em uma sala de aula e ir caminhando pelos espaços da escola para mostrar todos os ambientes frequentados diariamente pelos alunos.

– Terminamos o vídeo na escada do pátio porque é muito simbólico para nós. Ali, é onde ocorrem as nossas formaturas, ali é um ponto de encontro dos colegas – diz a jovem.

O projeto foi organizado pela professora de literatura Nadia Barrichello e pela coordenadora do colégio, Leonora Rodrigues.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Santa Maria recebe ações de conscientização no trânsito

Próximo

Lar pede doações para manter atendimentos em São Sepé

Geral