“Era como um filho para ele”: antigo proprietário do Café Cristal, empresário português José Pereira morre aos 81 anos

“Era como um filho para ele”: antigo proprietário do Café Cristal, empresário português José Pereira morre aos 81 anos

Foto: Arquivo Pessoal

José Pereira (de branco) ao lado dos filhos, Alexandre Saccol Pereira e Andréia Saccol Pereira, da esposa Cleusa Saccol Pereira e dos netos.

Morreu nesta quarta-feira (18) o empresário português José Pereira, aos 81 anos, ex-proprietário do tradicional Café Cristal, que marcou gerações em Santa Maria. Ele estava com câncer na região abdominal há mais de um ano e estava em tratamento em Santa Catarina. A informação foi confirmada pela sobrinha, Michele Saccol, que destacou a importância do tio para a cidade e para a história do estabelecimento

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Natural de Portugal, Pereira chegou jovem ao Brasil e começou a trabalhar cedo no Café Cristal. Segundo relata a sobrinha, o empresário costumava dizer que começou a trabalhar cedo no café "limpando o chão" do estabelecimento. Michele ressaltou a ligação afetiva do tio com o local.

– Depois se tornou dono. Foi sempre muito trabalhador, tudo que ele tinha foi de muito esforço. Embora fosse uma empresa, era como um filho para ele (o Café Cristal). Foi quem ficou mais tempo à frente e viu o café crescer daquele jeito.

O filho do empresário, Alexandre Saccol, recorda que o pai, nascido em 1944, chegou ainda adolescente ao Brasil e construiu a vida a partir do trabalho, ajudando a consolidar o Café Cristal como um espaço de convivência político-cultural. Para ele, mais do que comerciante, Pereira era conhecido pela forma acolhedora de tratar as pessoas. ​Segundo ele, a trajetória do pai ultrapassa o papel de comerciante e se confunde com vínculos pessoais, amizades e valores cultivados ao longo da vida.

– Hoje é um dia em que Santa Maria amanhece mais silenciosa. Perdemos não apenas um homem, mas uma presença marcante, um coração generoso, uma referência de caráter e humanidade. Ele acolhia a todos com naturalidade, sempre com uma palavra sincera e amiga. Era, essencialmente, um homem doce, amigo de todos, de integridade e honestidade inquestionáveis – destacou.

Conforme registros históricos, Pereira assumiu o comando do negócio em 1970, inicialmente no lugar do irmãoEle esteve à frente do estabelecimento até 2008, quando vendeu a outro empresário santa-mariense.

José Pereira deixa a esposa, um filho e três netos. A família também enfrentou uma perda recente: a filha do empresário morreu em 2024 após tratamento contra câncer. O velório está previsto para as 13h desta quinta (19) e sepultamento às 18h, no distrito Boca do Monte, em Santa Maria.

Símbolo cultural da cidade

O Café Cristal foi um dos espaços mais tradicionais da vida social e cultural santa-mariense. O estabelecimento encerrou as atividades em outubro de 2023 após cerca de 90 anos de história.

Foto: Arquivo/Diário

Inicialmente instalado na primeira quadra da Rua Dr. Bozano, onde hoje fica o Calçadão, o café posteriormente mudou-se para a Rua Alberto Pasqualini, conhecida como Rua 24 Horas, permanecendo ali até 2021. Depois, passou para a Rua Floriano Peixoto, onde funcionou até o encerramento definitivo.

Ao longo das décadas, tornou-se ponto de encontro de políticos, artistas, estudantes, ferroviários e frequentadores da boemia local. O ambiente democrático, a comida tradicional e as atrações culturais ajudaram a consolidar o Cristal como referência na memória afetiva da cidade.

Foto: Arquivo/Diário

Para a sobrinha, esse legado explica a repercussão da morte do ex-proprietário. 

– Achei importante avisar porque ele fez parte da vida de muita gente. Muita gente frequentou o Café Cristal e merece saber –  afirmou.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Lançado nesta quarta, Projeto Pão da Vida aposta na panificação comunitária para atender 60 famílias na Nova Santa Marta Anterior

Lançado nesta quarta, Projeto Pão da Vida aposta na panificação comunitária para atender 60 famílias na Nova Santa Marta

Tempestades avançam pelo Estado e colocam região central em atenção Próximo

Tempestades avançam pelo Estado e colocam região central em atenção

Geral