O governo do Estado entregou, nesta quarta-feira, 31 veículos às inspetorias de defesa agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). Com isso, chega a 93 o total de veículos renovados na frota da pasta, uma das exigências apontadas para que o Rio Grande do Sul pudesse se tornar apto a pleitear o status sanitário de Estado livre de febre aftosa sem vacinação. O ato ocorreu na sede da Seapdr, em Porto Alegre. Da Região Central, três cidades foram contempladas: Caçapava do Sul, São Gabriel e Tupanciretã.
Antiga sede da USE tem doação ao Sesc confirmada
Outras 62 viaturas foram entregues em março às inspetorias de defesa agropecuária da Seadpr. O investimento nos 93 veículos é de R$ 7,4 milhões, a maior parte proveniente de recursos do Tesouro Estadual, com complementação de cerca de R$ 3 milhões do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
No começo de março, a titular do Mapa, Tereza Cristina, adiantou que o Rio Grande do Sul deverá ser reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como zona livre de febre aftosa sem vacinação. A decisão será homologada durante Assembleia Geral da entidade, prevista para 27 de maio, em formato virtual.
Augusto Pestana
Bagé
Barão de Cotegipe
Caçapava do Sul
Camaquã
Campinas do Sul
Caxias do Sul
Espumoso
Estrela
Getúlio Vargas
Herval
Jaguarão
Machadinho
Nonoai
Pedro Osório
Pinheiro Machado
Planalto
Quaraí
Rio Grande
Rio Pardo
Sananduva
Santa Cruz do Sul
Santo Augusto
São Francisco de Paula
São Gabriel
São José do Ouro
São Miguel das Missões
Soledade
Três Passos
Tupanciretã
Uruguaiana