Beto Albert
Park Hotel Morotin está com as reservas lotadas para diárias de sábado (10) a domingo (11).
Santa Maria se prepara, pelo segundo verão consecutivo, para receber os candidatos ao Vestibular de Verão e Processo Seletivo Seriado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Neste ano, mais de 13 mil (total para ambas as modalidades é de 19,1 mil), ou seja, 67% dos inscritos vão fazer a prova no município. O crescente número de inscrições a cada edição reflete na ascendência de movimento na cidade. Para hotéis e restaurantes, a expectativa é 15% de crescimento nas lotações, se comparado ao ano passado.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Mesmo que a concentração de pessoas seja maior entorno dos locais de prova, os vestibulandos, oriundos de diversos cantos do Estado e até mesmo do país, não vêm sozinhos. Esses serão acompanhados de suas famílias, que circulam e consomem do mercado santa-mariense. É o que analisa a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Maria.
– Já previmos uma crescente. Assim que o Vestibular e o PSS fossem se consolidando na região, é tradicional que notemos aumento. A cada edição percebemos uma movimentação maior na cidade. O otimismo não é só do comércio, mas de toda a economia da cidade – comenta o presidente da entidade, Márcio Rabello.
Quem vem de fora gira a economia local
A expectativa maior é para setores de hotelaria e alimentação. Para estes, a previsão é de aumento de cerca de 15% – comparado ao ano anterior – no fluxo de pessoas e lotação de espaços. A projeção é do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Agências de Viagens e Turismo de Santa Maria e Região (Sindhturr).
– Junto com os vestibulandos, vem a família, que se hospeda junto, se alimenta, aproveita e passeia. A expectativa é muito boa, inclusive de ser maior que o ano passado – afirma João Provensi, presidente do sindicato.
Conforme balanço prévio realizado pela entidade, a maioria dos hotéis e pousadas está pelo menos com 80% da capacidade já preenchida. Mas há aqueles que já estão com as reservas esgotadas, inclusive há meses. É o exemplo do Park Hotel Morotin, às margens da RSC-287 (Faixa Nova de Camobi), que fechou ainda em novembro de 2024 contratos com a maioria dos quartos disponíveis para o fim de semana de provas.
De sábado para domingo, o hotel vai operar com a capacidade máxima, cerca de 180 pessoas que serão acomodadas nos 85 quartos do estabelecimento. A grande parte dos hóspedes, conforme a gerência, é de grupos de estudantes, especialmente de cursos pré-vestibulares que vêm de excursão para Santa Maria.
O gerente da hospedaria, Daniel Cechella Lenz, afirma que o movimento é crescente a cada edição, desde o retorno do Vestibular. Analisando esse cenário e especialmente em dedicação a esse público, o hotel se prepara de maneira diferente para os dias 11 e 12 de janeiro:
– Como eles têm a prova cedo no domingo, uma das operações que fizemos, especialmente para o Vestibular, é antecipar o café da manhã, para que eles tenham tempo de tomar com tranquilidade. Também preparamos cardápio especial, assim como a janta, um buffet mais leve que servimos.
O preparo e o cuidado com quem vem à cidade universitária atrás de sonhos se reflete também no segmento alimentício. O Restaurante D’Oliveiras, na Faixa Nova de Camobi, a 600 metros da UFSM, ampliou o horário de almoço e esboçou um cardápio especial para ajudar quem vai fazer a prova. É o que informa a proprietária Patrícia Oliveira.
– O horário do almoço vai começar antes, vai ser das 10h30min às 14h30min, e também fizemos um cardápio diferente, com mais saladas e comidas leves para eles antes da prova.
Além disso, o restaurante, que espera receber cerca de 300 pessoas por almoço, se prepara para servir marmitas. Conforme a proprietária e com base nas últimas edições, deve haver pedidos de entregas no campus – para quem prefere evitar deslocamentos e atrasos – e também pessoas que pedem e vão retirar no estabelecimento, evitando filas.
O aumento de pelo menos 50% no fluxo de clientes levou o espaço à decisão de abrir no domingo (12), excepcionalmente.
– Para nós, enquanto empresários, é ótimo. Janeiro é fraco em função das férias, para restaurante é fraco. Esse movimento dá um impulso – afirma a empresária dona do estabelecimento.
Já para o comércio, mesmo se tratando de fim de semana, os lojistas estão autorizados a abrir suas lojas nestes dias e inclusive recomenda tal ação, pois projeta maior circulação de pessoas nas ruas.
– Quem abrir vai ter oportunidade de incremento nas vendas. Os familiares circulam na cidade e vão gerar movimentação no comércio – diz o presidente da CDL.
Para além do fim de semana de provas
O cenário de incremento na economia é visto com olhar positivo por representantes das entidades. João Provensi, presidente do Sindhturr, avalia que a volta do Vestibular, além do fluxo de pessoas de fora do município, gera o adiamento na marcação de férias das famílias de vestibulandos que residem em Santa Maria.
– O Vestibular em janeiro “segura” as pessoas de Santa Maria na cidade. Quem estuda e a família de quem está nesse processo, acaba tirando férias depois. E nesse período eles continuam consumindo na cidade – comenta o presidente.
Do mesmo modo, a CDL também considera efeitos a curto, médio e longo prazo, como afirma Rabello, especialmente sobre a criação de empreendimentos focados no pré-vestibular:
– Analisamos nos últimos anos o crescimento de cursinhos pré-vestibulares, que se instalam em Santa Maria. Alunos vêm para cá fazer esses cursos e também percebemos aumento na locação de imóveis, por exemplo, antes mesmo de serem universitários.
Provas em dois dias
As provas do Vestibular serão aplicadas no sábado (11), das 13h30min às 16h30min, e no domingo (12), das 8h às 11h e das 13h30min às 18h30min. Já o Processo Seletivo Seriado terá a prova do PSS1 no sábado, também das 13h30min às 16h30min, e a do PSS2 no domingo, das 8h às 11h. Haverá aplicação no campus da UFSM e também na Universidade Franciscana (UFN). Os locais podem ser conferidos no site.
Transporte e locomoção
Com a chegada dos vestibulandos, outra consequência é a previsão de aumento no fluxo de veículos. Para isso, a UFSM preparou uma operação que inclui regras específicas para o sábado e domingo. Confira mais detalhes aqui.