O Desfile Farroupilha de 2017 em Santa Maria tem motivos de sobra para celebrações. Além de homenagear o Rio Grande no tradicional Dia do Gaúcho – que remonta ao início da Revolução Farroupilha em 20 de setembro de 1835 –, a 13ª Região Tradicionalista (13ª RT) comemora 50 anos de atividade, sendo, inclusive, o tema desta edição local junto dos 125 anos do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon). Já o tema estadual é Farroupilhas: idealistas, revolucionários e fazedores de história, e a patrona estadual deste ano é Elma Sant'Ana. O homenageado pela 13ª RT é Darcy Pereira da Paixão, que morreu nesta segunda-feira em Santa Maria.
Peão, prenda e estancieiro: novas vivências de uma mesma tradição
A organização espera grande adesão do público no desfile que começa às 8h de quarta-feira, na Avenida Medianeira. A retomada do fôlego para a programação vem sendo trabalhada desde o ano passado, depois de um hiato de dois anos que os tradicionalistas não passaram pela Avenida Medianeira.
É que, em 2014, não houve desfile temático devido às multas de trânsito aplicadas, no ano anterior, aos caminhões que carregavam pessoas em suas carrocerias fora da avenida, bem como a dificuldade de adequação do Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) por algumas entidades. Já em 2015, o que inviabilizou o evento foi o mormo, doença infecto-contagiosa que virou epidemia entre os equinos da região.
Saiba o que muda no trânsito e os horários de ônibus no feriado do Dia do Gaúcho
Atualmente, a 13ª RT conta com 89 entidades filiadas em 17 cidades da região. Só em Santa Maria, são 38, sendo que 35 estarão na avenida. À frente da 13ª RT em um ano emblemático, Luiz Sérgio Fassbinder relata o compromisso de ser coordenador e elogia a preparação de quem vai desfilar:
– Será um desfile especial, tanto pelo quadro cultural quanto pelo quadro campeiro. Isso é muito simbólico para nós. E ser coordenador nos 50 anos da 13ª (completados em 24 de novembro) é importante demais. Costumo dizer que tenho sorte e sou o homem "dos 50". No ano passado, eu já estava no cargo quando o MTG comemorou os 50 anos, neste ano, é a vez dos 50 da nossa região – orgulha-se Fassbinder.

Os preparativos – de homens e cavalos –, para fazer bonito no dia 20 começaram com 48h de antecedência. Na localidade de Passo da Ferreira, no Distrito de Boca do Monte, no Piquete Coração Gaúcho, botas lavadas e engraxadas secavam penduradas em cercas enquanto alguns cavalos se encaminhavam para o banho. Ao telefone, o patrão da entidade, Claiton Augusto Wiethan, 48 anos, orientava:"Camisa branca e lenço encarnado", mas, segundo o próprio, a camisa do oficial piquete também é opção para o desfile. Ao mesmo tempo que falava, banhava a égua Fuzarca –uma quarto de milha–, de quatro anos.
Morre Darcy Paixão, homenageado da Semana Farroupilha em Santa Maria
Segundo o patrão, é preciso ter cuidado. Antes de molhar o animal, é preciso dar uma troteada, fazer ele suar, caso contrário, há risco de pneumonia, infecção ou até de matar o bicho:
– Desfilo faz uns 20 anos e passei a tradição para meus dois guris. O bicho tem que preparar. Além da alimentação boa, que dá brilho no pêlo e, depois de limpo, tem que passar um produto para soltar as crinas.
Segundo o patrão, é preciso ter cuidado. Antes de molhar o animal, é preciso dar uma troteada, fazer ele suar, caso contrário, há risco de pneumonia, infecção ou até de matar o bicho. Se lava com sabão neutro. Primeiro o pescoço, barriga e, por último a região dos rins, – explica o Wiethan, ansioso para a estreia de Fuzarca na avenida.
DESFILE COMPETITIVO
No ano passado, o Centro de Pesquisas Folclóricas (CPF) Piá do Sul saiu vencedor do desfile. Todos os anos, há uma premiação dada aos destaques. Do 1º ao 5º lugar, na categoria Desfile Geral, os concorrentes recebem o Troféu Sentinela da Cultura. Para o melhor na categoria Quadro Cultural é dado o Troféu Barbosa Lessa, e, ao Grupo de Cavalarianos que se destaca, o Troféu Cyro Dutra.

– Estamos preparados para o bicampeonato, mas o que mais queremos é que nossos participantes se sintam valorizados, além de fazer um desfile bonito aos olhos da comunidade – adianta Maurício Ouriques, patrão da entidade campeã em 2016.
Integrante do Conselho de Vaqueanos do MTG e ex-coordenador da 13ª RT, Erival Bertolini afirma que a competição é levada muito a sério. Talvez, isso justifique o porquê de as entidades não mostrarem nada do que irá para a avenida, reservando surpresas.
– Às vezes, nem os associados ficam sabendo dos detalhes antes do desfile. Uns enfeitam os caminhões na madrugada – revela Bertolini.
QUESITOS AVALIADOS
Os quesitos são avaliados de acordo com o tema anual do Estado. São levados em consideração a estética, a evolução do desfile, a criatividade, a verossimilidade e o comprometimento com os aspectos históricos. Os peões com seus cavalos têm conferida a indumentária, conforme as diretrizes do MTG, o comprometimento histórico, além do cuidado e da apresentação, inclusive, em relação às encilhas (aspecto visual, correção, autenticidade e conservação).
Em 2017, três jurados de cada modalidade irão avaliar os participantes. Conforme a 13ª RT, a identidade do júri é mantida em sigilo para que não haja nenhum constrangimento, já que a maioria deles é ligada a entidades locais. A única informação é que são especialistas, trabalham com isenção e já julgam concursos de dança, música e rodeios.
A ORDEM DE PASSAGEM NA AVENIDA
Departamento de Cavalgada da 13ª RT Tropeiros Do Coração Do Rio Grande
– Centro de Pesquisas Folclóricas Piá Do Sul
– Associação Tradicionalista Estância do Minuano
– Centro de Tradições Gaúchas Tropeiros da Querência
– Centro de Tradições Gaúchas Farroupilhas
– Centro de Tradições Gaúchas Estância do Jarau
– Associação Tradicionalista Poncho Branco
– Centro de Tradições Gaúchas Os Carreteiros
– Centro de Tradições Gaúchas Bento Gonçalves
– Centro de Tradições E Folclore Os Nativos
– Piquete de Laçadores Manoel Pinto
– Departamento Tradicionalista Querência Das Dores
– Piquete de Laçadores Os Gaudérios
– Centro de Tradições Gaúchas Tropeiro Velho
– Centro de Tradições Gaúchas Sentinela Da Querência
– Piquete de Laçadores Cria Do Rio Grande
– Piquete de Laçadores Coração Gaúcho
– Centro de Tradições Gaúchas Passo Dos Ferreiros
– Centro de Tradições Gaúchas Querência Do Verde
– Centro de Tradições Gaúchas Sepé Tiaraju
– Centro de Tradições Gaúchas Taylor Fagundes
– Centro de Tradições Gaúchas Maneco Rodrigues
– Deparatamento Tradicionalista Timbauva
– Centro de Tradições Gaúchas Ronda de Tropa
– Departamento Tradicionalista Cultural Estudantil Marcas do Pampa
– Departamento Tradicionalista Gaúcho Noite de Ronda
– Departamento Tradicionalista Querência da Medianeira
– Departamento Tradicionalista Avenida Tênis Clube
– Departamento Tradicionalista Cultural Estudantil Alma Gaúcha
– Piquete Tradicolista Gaúcho Estância de São José
– Piquete de Laçadores Sotéia
– Piquete de Laçadores Querência de Santo Antão
– Departamento Tradicionalista Gaúcho Noel Guarany
– Piquete Sarandi
– Piquete Semeadores da Fé