mapa preliminar

Em nova rodada, região de Santa Maria segue em bandeira laranja no Distanciamento Controlado

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Reprodução

O governo do Estado divulgou, nesta sexta-feira, o mapa preliminar das bandeiras do Distanciamento Controlado. A região de Santa Maria segue classificada, pela 18º rodada, na bandeira laranja, que indica risco médio de transmissão do coronavírus. 

Entretanto, das 21 regiões, 12 foram para a bandeira vermelha: Capão da Canoa, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Guaíba, Porto Alegre, Palmeira das Missões, Erechim, Santa Cruz do Sul, Lajeado, Santo Ângelo e Cruz Alta. Comparados a última semana, houve piora no Estado, já que o último mapa apontava só quatro regiões com risco alto (Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí e Santa Rosa). 

De acordo com o governo, isso se deve ao aumento de registro de novas internações confirmadas por Covid-19 - em algumas regiões, esse indicador chegou a bandeira preta. Também houve piora no indicador  que mede a proporção de casos da doença para cada grupo de 100 mil habitantes.

Diminuíram de vermelho para laranja Ijuí e Santa Rosa, e seguem na laranja, além de Santa Maria, as regiões de Uruguaiana , Erechim, Bagé, Caxias do Sul, Cachoeira do Sul e Passo Fundo.

CRUZ ALTA
Na região, houve piora em um indicador que abrange dados específicos da região, referente a projeção de óbitos, e dois indicadores se mantiveram na bandeira preta - variação semanal do número de novas hospitalizações e novas hospitalizações por Covid-19. A macrorregião Missioneira apresentou melhora em indicadores da velocidade de propagação e capacidade de atendimento. Com isso, a média da região chegou a cair um pouco em relação a última semana, mas ainda se manteve dentro dos parâmetros que determinam a bandeira final como vermelha. 

Dos 13 municípios, sete podem seguir a Regra 0-0 (quando não há óbitos nem hospitalizações por Covid-19 nos últimos 14 dias) e seguir os protocolos da bandeira laranja: Boa Vista do Incra, Colorado, Quinze de Novembro, Saldanha Marinho, Santa Bárbara do Sul, Selbach e Tupanciretã.

MAPA DEFINITIVO
As regiões podem entrar com recurso para reclassificação em até 36 horas. Os pedidos serão analisados pelo Gabinete de Crise na segunda-feira, mesmo dia em que a bandeira em definitivo será divulgada. As regras mais rígidas da bandeira vermelha passam a valer na terça. 

COGESTÃO
Até as 18h desta sexta-feira, 16 regiões haviam aderido à cogestão: Capão da Canoa, Taquara, Novo Hamburgo, Canoas, Porto Alegre, Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Caxias do Sul, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul e Lajeado. O pedido de cogestão de Erechim ainda está pendente.

NO ESTADO

  • número de novos registros de hospitalizações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) de confirmados para Covid-19 aumentou 1% entre as duas últimas semanas (de 1.061 para 1.067);
  • número de internados em UTI por SRAG reduziu 4% no Estado entre as duas últimas quintas-feiras (de 944 para 910);
  • número de internados em leitos clínicos com Covid-19 no RS aumentou 10% entre as duas últimas quintas-feiras (de 850 para 935)
  • número de internados em leitos de UTI com Covid-19 no RS reduziu 1% entre as duas últimas quintas-feiras (de 714 para 710);
  • número de leitos de UTI adulto livres para atender Covid-19 no RS ficou estável entre as duas últimas quintas-feiras (de 597 para 598);
  • número de casos ativos aumentou 33% entre as duas últimas semanas (de 7.382 para 9.799);
  • número de óbitos por Covid-19 reduziu 3% entre as duas últimas quintas-feiras (de 327 para 317).
  • As regiões com maior número de novos registros de hospitalizações nos últimos sete dias, por local de residência do paciente, são Porto Alegre (286), Caxias do Sul (127), Passo Fundo (97), Canoas (84) e Pelotas (79)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Como a região de Santa Maria tem se mantido em bandeira laranja há 18 semanas Anterior

Como a região de Santa Maria tem se mantido em bandeira laranja há 18 semanas

Trecho da Avenida Fernando Ferrari tem bloqueio nesta sexta Próximo

Trecho da Avenida Fernando Ferrari tem bloqueio nesta sexta

Geral