trânsito

Dois anos após começo da obra, trânsito no viaduto da Faixa Velha de Camobi é liberado

da redação


Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Foi liberado na tarde desta sexta-feira o trânsito de veículos no viaduto da ERS-509, a Faixa Velha de Camobi. Conforme a assessoria do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), o trânsito fica liberado até segunda-feira, em fase de testes. Depois, a obra será inaugurada oficialmente e liberada de forma definitiva na terça-feira. 

Daer antecipa liberação do viaduto da Faixa Velha para esta tarde

A obra só seria liberada para os usuários da Faixa Velha na terça-feira, com a presença de políticos na solenidade. O anúncio, porém, causou indignação nas redes sociais e mobilizou a comunidade, especialmente moradores de Camobi. Por volta das 8h de terça, haverá a solenidade de inauguração, com o bloqueio do viaduto. A atividade deve durar duas horas e, em seguida, o trânsito será liberado.

A duplicação da Faixa Velha de Camobi começou em 2013 com a promessa de ser liberado em 2015. A obra custou cerca de R$ 40 milhões para duplicar os 4,3 km que faltavam da Faixa Velha de Camobi. O viaduto é o último gargalo na obra, pois os 4,3 km de pista já foram duplicados e estão sendo usados pelos motoristas há um ano. Porém, ao chegar no cruzamento com a Avenida Osvaldo Cruz, os veículos precisam desviar por vias laterais, de pista simples, o que gera longas filas e congestionamentos nos horários de pico.

De acordo com o Daer, não há previsão para que a iluminação seja instalada no local. O órgão já havia afirmado, anteriormente, que não faz este tipo de instalação nas rodovias pelas quais é responsável. Após o viaduto ser liberado, o tráfego deve se normalizar e acabar com os congestionamentos. Quando isso ocorrer, a construtora Della Pasqua poderá construir uma rotatória embaixo do viaduto e pavimentar o entorno. Depois, faltará somente a construção de três alças de retorno, que ainda dependem da desapropriação de áreas por parte do Daer.

A duplicação da rodovia é uma cobrança de mais de 20 anos. No final dos anos 1990, outro trecho da Faixa Velha foi duplicado, entre a Igreja dos Amaral e o trevo de acesso ao Aeroporto.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Apesar de ter vários sítios, existência de dinossauros é quase esquecida em Santa Maria Anterior

Apesar de ter vários sítios, existência de dinossauros é quase esquecida em Santa Maria

Café da manhã solidário marca 1 mil dias do fechamento do Restaurante Popular Próximo

Café da manhã solidário marca 1 mil dias do fechamento do Restaurante Popular

Geral