Deni Zolin: Rota conclui estudo preliminar para antecipar duplicação da RSC-287 e concluí-la até 2028

Deni Zolin

Deni Zolin: Rota conclui estudo preliminar para antecipar duplicação da RSC-287 e concluí-la até 2028

A concessionária Rota de Santa Maria concluiu o estudo preliminar sobre o pedido de antecipação da duplicação total da RSC-287 para 2028. Em breve, esse estudo será encaminhado à Secretaria Estadual de Transportes, que prosseguirá com a avaliação técnica da proposta. Ainda não há prazo para que esse pedido seja aprovado, pois envolve uma tramitação interna no governo, inclusive na Procuradoria-Geral do Estado.Se o governo aprovar a proposta de antecipação, depois, ainda será preciso fazer audiências públicas com a comunidade para que o projeto seja levado adiante. Como entramos agora num período de eleições, a tendência é que essa definição demore para sair.Segundo o diretor geral da Rota de Santa Maria, Renato Bortoletti, ainda não é possível antecipar informações do estudo, pois primeiro ele terá de ser apresentado ao governo do Estado.

Como começou

O contrato assinado entre o Estado e a Rota de Santa Maria, do grupo espanhol Sacyr, prevê a duplicação da RSC-287 de Tabaí a Novo Cabrais até o 9º de concessão, ou seja, 2030, enquanto de Novo Cabrais a Santa Maria, a rodovia só será duplicada entre o 19º e o 21º ano da concessão (de 2040 a 2042). Mas o contrato prevê um chamado gatilho, prevendo que a duplicação de trechos saia antes desse prazo, caso o tráfego passe de 18 mil eixos equivalentes por dia (para esse cálculo técnico, uma carreta de 6 eixos conta com 5 eixos equivalentes).

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Devido a essa longa demora para a duplicação sair do papel, prefeitos, deputados e entidades cobraram do governo do Estado e da concessionária a antecipação da duplicação. A Rota iniciou, então, esse estudo para verificar como seria possível antecipar e duplicar todos os 204 km até o 7º ano da concessão (ou seja, até 2028). Porém, para que isso ocorra, haverá um impacto no aumento da tarifa de pedágio. Agora, Bortoletti preferiu não falar em quanto aumentaria a tarifa, a partir desse estudo preliminar. Porém, há alguns meses, ele havia comentado que o valor não chegaria a dobrar para poder antecipar e duplicar tudo até 2028. Hoje, a tarifa é de R$ 3,70, enquanto antes, com a EGR, era de R$ 7.A diferença é que, a partir de setembro, o total de praças de pedágio passará de duas para cinco. Mas vale lembrar que o trecho sob administração da EGR ia de Paraíso do Sul a Tabaí, enquanto no contrato atual aumentou cerca de 80 km, indo do trevo do Aeroporto de Santa Maria a Tabaí.

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