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De doação de alimentos a compra de agricultores locais, rede de supermercados se reinventa

Diogo Brondani

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style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: Pedro Piegas (Diário) 

Ser solidário e promover ações que possam trazer alento a quem precisa é uma prática constante na Rede Vivo Supermercados. A empresa, que é administrada pelo Grupo Libraga Brandão, de Santa Maria, desenvolve uma série de iniciativas que revertem fundos para instituições de amparo, grupos de trabalho beneficente e frentes de arrecadação de diferentes materiais. Nesse período de pandemia, a direção da rede deu um passo a mais no sentido da solidariedade, reforçando o seu slogan de ser "gaúcha no coração". A rede, que está presente em 18 municípios do Estado, doou 17 toneladas de alimentos para prefeituras de diferentes cidades.


- Nesse momento, acho que cada pessoa tem que ajudar um pouquinho. Tem muita gente necessitada. Temos que colaborar, pois o mínimo que pudermos fazer vai ser uma diferença para quem é atendido. E a empresa sempre desenvolveu ações nesse sentido, próprias e em parceria com entidades e órgãos assistenciais. É um momento difícil, e acredito que unidos vamos superar isso - afirma o gerente do supermercado Rede Vivo da Avenida Dores, Eugênio Vissotto.

Para a prefeitura de Santa Maria, a Rede Vivo entregou, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, 240 cestas básicas oriundas dessa iniciativa.

- Esse tipo de ajuda é fundamental, principalmente nesse momento. Se não fossem ações como essa, a secretaria não teria condições de atender à demanda. As cestas básicas são entregues para famílias em situação de vulnerabilidade de diferentes regiões da cidade. Já distribuímos mais de 2 mil cestas básicas, muitas delas doadas por empresas e confrarias solidárias, desde o início de abril - explica o titular da pasta, Leonardo Kortz.

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VALORIZAÇÃO DO PRODUTOR LOCAL
Além de iniciativas solidárias, a Rede Vivo prima pela parceria com fornecedores locais como forma de incentivo à economia e fomento da renda desses pequenos produtores.

- Não abrimos mão das parcerias com fornecedores locais. Pelo contrário, priorizamos por manter cada vez mais forte a relação com todos eles. É importante agora, mais do que nunca, dar sequência a isso. Todo mundo necessita de um suporte, das relações de consumo, assim como o cliente precisa valorizar os pequenos do bairro, para que a gente possa manter essa cadeia - reforça Vissotto.

E essa relação foi essencial para que o distribuidor de hortifrúti Lucas Colpo mantivesse suas atividades e também seus funcionários.

- No início do período do isolamento, os pedidos diminuíram pela metade, já que houve redução de consumo por parte da população. Em consequência disso, nossa receita também reduziu. Buscamos alternativas para evitar perdas na produção, já que as saladas têm uma curta durabilidade, e para não termos grande prejuízo. Manter o fornecimento para os supermercados, mesmo que em quantidade menor, foi essencial para o nosso negócio e não precisar dispensar nenhum dos nossos três colaboradores - conta Colpo, que entrega principalmente alface, couve e tempero verde à rede de supermercados.

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VENDAS POR TELEFONE
Além de acentuar as ações solidárias, a pandemia fez com que a direção da empresa buscasse novas formas de atender os consumidores, principalmente para compras sem sair de casa. Nesse sentido, a Rede Vivo passou a fazer vendas pelo telefone, em que cliente liga e solicita os produtos que necessita, além de também passar a integrar a plataforma Delivery Much, bem como o desenvolvimento de um aplicativo próprio de vendas.

- Cada cenário nos proporciona um aprendizado. A venda digital de produtos de supermercado já era uma tendência que foi acelerada devido à pandemia. Todo mundo precisa se reinventar para melhor atender os seus clientes - diz o diretor Jairo Libraga.

Além disso, o empresário salienta que a pandemia provocou reajuste de preços que estão sendo analisados para que o impacto ao consumidor seja o menor possível.

- Estamos avaliando as despesas de cada setor, tanto para evitar prejuízos ou demissões, quanto repassar para o bolso do nosso cliente - explica.

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CUIDADOS
Nos supermercados da rede, as medidas de prevenção ao coronavírus são reforçadas. Controle de acesso de pessoas aos mercados, isolamento da área de contato entre clientes e colaboradores, uso de máscaras, álcool gel e higienização são algumas delas.

- Os carrinhos e cestinhos são higienizados constantemente. A cada cliente que passa no caixa, é feita a limpeza da área de contato dos produtos. Instalamos uma placa de acrílico transparente em frente a cada caixa para evitar o contato próximo entre o operador e o consumidor - diz Vissotto, sobre as ações realizadas.

REDE VIVO

  • Atuação - Supermercadista
  • Fundação - 1986
  • Empregos diretos - 1.550
  • Empregos indiretos - Mais de 1 mil
  • No digital - Facebook e Instagram @RedeVivoSupermercados. Site www.redevivo.com.br 

#portodosnós 
A campanha é uma iniciativa do Diário em parceria com a prefeitura de Santa Maria e conta com apoio de: AHturr , Ajesm, Apusm, Associação Rural de Santa Maria, ATU, Cacism, CDL, Espaço Contábil, OAB, Secovi, Secsm, SHRBS, Sindigêneros, Sindilojas, Sinduscon, Simprosm


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