Crise no IPE impacta usuários, município e Estado

Pâmela Rubin Matge

Crise no IPE impacta usuários, município e Estado
Foto: divulgação

Em março deste ano, 28 hospitais dos 40 prestadores de serviços ao IPE Saúde no Estado ameaçaram suspender os atendimentos devido a uma dívida de milhões gerada pelo IPE. Após uma série de reuniões, que encerrou no mês de maio, o IPE apresentou as medidas previstas em um plano de reestruturação financeira da autarquia, que incluía a atualização das tabelas de medicamentos, diárias e taxas hospitalares. O fato é que o problema extrapola instituições e demanda toda a rede de saúde. Com cerca de 1 milhão de usuários no Estado, sendo 36 mil somente em Santa Maria, muitos têm desistido de um plano de saúde como medida de economia no orçamento familiar.

– Meu marido trabalhou como motorista da prefeitura e eu tive loja, que fechei há quase dois anos. Nunca vivemos no luxo, mas nunca nos faltou nada. Com a pandemia,  fechei o meu negócio, não entrava mais dinheiro e o preço de tudo só aumentou. Onde é que podemos cortar gastos tendo de escolher entre plano de saúde e comida? Hoje, estou aqui recorrendo ao SUS, vim para o Husm acompanhar meu marido para um simples exame ,o qual esperamos muito tempo para conseguir – conta uma mulher de 54 anos, que não quis ter o nome divulgado.

No dia 29 de julho, o IPE Saúde realizou um pagamento extraordinário de R$ 100 milhões aos hospitais, clínicas e laboratórios com foco em reduzir o passivo. Em maio, o instituto já havia realizado um desembolso extraordinário no valor de R$ 150 milhões.

– Instituto vem estabelecendo um canal de negociações desde março, com foco no reequilíbrio econômico-financeiro e da melhoria assistencial dos serviços prestados pela autarquia e seus prestadores. Estas ações envolveram a implantação de novas tabelas de remuneração, melhoria dos processos internos de controle e a realização de pagamentos extraordinários com foco na redução do passivo e previsão de novos pagamentos nos próximos meses. Também há ações voltadas aos usuários, com a implantação de uma nova central de atendimento telefônico, ampliação dos postos de atendimento presencial no interior, por meio do Programa Facilitadores e das Agências Tudo Fácil, bem como o novo Portal do Segurado, que disponibiliza todos os serviços do IPE Saúde de forma digital – informou o presidente do IPE, Bruno Jatene.

Usuários do IPE nos maiores municípios da região

Santa Maria 36 mil        São Gabriel 3.063         Cruz Alta 10.638           Santiago 9.821            Rosário do Sul 5, 5 mil   Caçapava do Sul 3.514           São Sepé 3.586            Tupanciretã 3.233         Júlio de Castilhos 3.346        São Francisco de Assis 2.743          São Pedro do Sul 2.604

>> Confira todas as matérias desta reportagem especial

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Substâncias prejudiciais à saúde são encontradas em águas de 300 empresas, inclusive no Estado Anterior

Substâncias prejudiciais à saúde são encontradas em águas de 300 empresas, inclusive no Estado

Aos candidatos, a responsabilidade de recuperar uma saúde que agoniza na Região Central Próximo

Aos candidatos, a responsabilidade de recuperar uma saúde que agoniza na Região Central

Geral