Em março deste ano, 28 hospitais dos 40 prestadores de serviços ao IPE Saúde no Estado ameaçaram suspender os atendimentos devido a uma dívida de milhões gerada pelo IPE. Após uma série de reuniões, que encerrou no mês de maio, o IPE apresentou as medidas previstas em um plano de reestruturação financeira da autarquia, que incluía a atualização das tabelas de medicamentos, diárias e taxas hospitalares. O fato é que o problema extrapola instituições e demanda toda a rede de saúde. Com cerca de 1 milhão de usuários no Estado, sendo 36 mil somente em Santa Maria, muitos têm desistido de um plano de saúde como medida de economia no orçamento familiar.
– Meu marido trabalhou como motorista da prefeitura e eu tive loja, que fechei há quase dois anos. Nunca vivemos no luxo, mas nunca nos faltou nada. Com a pandemia, fechei o meu negócio, não entrava mais dinheiro e o preço de tudo só aumentou. Onde é que podemos cortar gastos tendo de escolher entre plano de saúde e comida? Hoje, estou aqui recorrendo ao SUS, vim para o Husm acompanhar meu marido para um simples exame ,o qual esperamos muito tempo para conseguir – conta uma mulher de 54 anos, que não quis ter o nome divulgado.
No dia 29 de julho, o IPE Saúde realizou um pagamento extraordinário de R$ 100 milhões aos hospitais, clínicas e laboratórios com foco em reduzir o passivo. Em maio, o instituto já havia realizado um desembolso extraordinário no valor de R$ 150 milhões.
– Instituto vem estabelecendo um canal de negociações desde março, com foco no reequilíbrio econômico-financeiro e da melhoria assistencial dos serviços prestados pela autarquia e seus prestadores. Estas ações envolveram a implantação de novas tabelas de remuneração, melhoria dos processos internos de controle e a realização de pagamentos extraordinários com foco na redução do passivo e previsão de novos pagamentos nos próximos meses. Também há ações voltadas aos usuários, com a implantação de uma nova central de atendimento telefônico, ampliação dos postos de atendimento presencial no interior, por meio do Programa Facilitadores e das Agências Tudo Fácil, bem como o novo Portal do Segurado, que disponibiliza todos os serviços do IPE Saúde de forma digital – informou o presidente do IPE, Bruno Jatene.
Usuários do IPE nos maiores municípios da região
Santa Maria 36 mil São Gabriel 3.063 Cruz Alta 10.638 Santiago 9.821 Rosário do Sul 5, 5 mil Caçapava do Sul 3.514 São Sepé 3.586 Tupanciretã 3.233 Júlio de Castilhos 3.346 São Francisco de Assis 2.743 São Pedro do Sul 2.604
>> Confira todas as matérias desta reportagem especial