O “bom velhinho” frequenta a guarnição de Santa Maria todos os Natais distribuindo abraços, sorrisos e, o mais importante, brinquedos para alegrar a criançada, filhos dos militares dos quartéis da cidade. Mas, como o Papai Noel vai nos quartéis, ele vem em viatura militar, às vezes em um “tanque de guerra”, para manter a originalidade.
O Natal é a maior festa da cristandade e a família militar desfruta destes momentos de alegria, confraternização e religiosidade, organizando eventos nos quartéis, nas vilas militares e o evento acendimento das luzes de Natal em frente ao Comando da 6ª Brigada de Infantaria Blindada e da 3ª Divisão de Exército, com apresentações culturais e mensagens natalinas.
Momento da chegada do papai noel no 29º Batalhão de Infantaria Blindado
O evento já faz parte da agenda cultural de Santa Maria e é realizado no Largo dos Quartéis Generais da 3ª DE e da 6ª Bda Inf Bld, conta com a presença de militares e da população civil de Santa Maria que apreciam a beleza da decoração e a parte artística e cultura. Neste evento as Bandas militares, que durante o ano realizam inúmeras apresentações em solenidades, retretas e concertos, emprestando um colorido especial aos eventos municipais, desenvolvendo um grande trabalho junto a comunidade local, apresentam um vasto repertório musical abrilhantando o evento.
O bom velhinho frequenta os quartéis, como o da 3ª Divisão de Exército, todos os anos
A música que invade os nossos lares e nossos corações e nos faz refletir sobre as graças alcançadas no ano que ora se encerra, enaltecendo o sentimento de esperança, prosperidade, paz e harmonia com nossos irmãos.
O Natal na guarnição de Santa Maria faz renascer o simbolismo e a tradição que vem dos anos 300 depois de Cristo e nos faz refletir nos dias que passaram e, principalmente, na esperança de dias melhores.