dia de finados

Cemitérios serão alvo de fiscalização contra trabalho infantil

Da redação

Foto: Charles Guerra (Diário)

A Inspeção do Trabalho vai intensificar o combate ao trabalho infantil nesta sexta-feira, Dia de Finados.

Grupos de fiscalização das Superintendências Regionais do Trabalho em todo o país vão visitar cemitérios no dia destinado à lembrança dos entes queridos falecidos para evitar que crianças e adolescentes sejam utilizados por pessoas físicas e jurídicas para a realização de tarefas como limpeza de lápides e túmulos e comércio de flores e velas.

Começa a limpeza no Cemitério Municipal de Jaguari

As fiscalizações nos estados ocorrerão em conjunto com conselhos tutelares e prefeituras. O objetivo principal é conversar com as famílias e os administradores dos cemitérios, além de ambulantes locais, informando e reiterando sobre a proibição de utilizar mão de obra infantil nos cemitérios ou em atividades peculiares ao Dia de Finados.

O trabalho em cemitérios, proibido para menores de 18 anos, figura no rol das piores formas de trabalho infantil, a chamada Lista TIP, estabelecido na Convenção 182 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). A convenção é regulamentada em território nacional e requer ação imediata para eliminação da exploração de todas essas piores formas no entendimento do Ministério do Trabalho.

RISCOS

Segundo o chefe da Divisão de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Infantil e Promoção da Aprendizagem do Ministério do Trabalho, auditor-fiscal Antônio Alves Mendonça Júnior, "o trabalho infantil em cemitérios expõe as crianças e os adolescentes a esforços físicos intensos, calor, riscos de contágio por bactérias, fungos, ratos e outros animais".

VÍDEO: moradora de Santa Maria mostra estado de abandono de cemitério no interior

Além do risco de acidentes e do estresse psíquico característico da atividade, explica o auditor, esse trabalho pode causar afecções musculoesqueléticas (bursites, tendinites, dorsalgias, sinovites, tenossinovites), ferimentos, contusões, dermatoses ocupacionais, ansiedade, alcoolismo, desidratação, câncer de pele, neurose profissional e ansiedade.

*Com informações da assessoria de comunicação do Ministério do Trabalho

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Polícia fará barreiras e uso de radares móveis para coibir infrações de trânsito em rodovias da Região Central Anterior

Polícia fará barreiras e uso de radares móveis para coibir infrações de trânsito em rodovias da Região Central

Assistente social fala os desafios de trabalhar com adolescentes em situação de risco Próximo

Assistente social fala os desafios de trabalhar com adolescentes em situação de risco

Geral