Cavalgadas solidárias marcam Dia do Gaúcho atípico em Santa Maria

Cavalgadas solidárias marcam Dia do Gaúcho atípico em Santa Maria

Foto: Renan Mattos (Arquivo Diárioa)

Registro do desfile de 2018 em Santa Maria.

A cada 20 de Setembro a Avenida Medianeira costuma ficar lotada de cavalarianos e grande público para assistir ao tradicional desfile que reúne tradicionalistas e sociedade civil em comemoração ao Dia do Gaúcho – somente ano passado foram cerca de 50 mil expectadores. A cena, porém, não deve se repetir neste ano, já que o desfile foi cancelado devido as chuvas que atingiram o Estado. A decisão leva em consideração o acordo entre os representantes da Comissão dos Festejos municipais. Pela nova proposta, esta quarta-feira será marcada por cavalgadas solidárias em diferentes bairros para marcar o orgulho das tradições gaúchas. Serão pelo menos 12 entidades tradicionalistas que arrecadaram donativos em seus territórios para colaborar com as vítimas da chuva. 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


A comemoração atípica é marcada pela solidariedade com outras regiões do Estado, como o Vale do Taquari, que passará a data em meio a reconstrução das cidades atingidas. A comunidade pode contribuir ao entrar em contato com cada entidade que tem sua própria organização para arrecadar os donativos. ​


Cavalgadas pela cidade 

Segundo o coordenador da 13ª Região Tradicionalista, Junior Pozzobon, serão, pelo menos, 12 entidades participantes. 


— A ação pega a Rua 7, Nova Santa Marta, tem o pessoal do Passo da Laranjeira e da BR-158. A gente percebe que a população de Santa Maria está muito engajada em cima disso — destaca Pozzobon.  


Uma delas é o Departamento Tradicionalista Cultural Estudantil (DTCE) Marcas do Pampa. Eles sairão da sua sede às 8h para percorrer o Bairro Juscelino Kubitschek. 


Registro no desfile de 2022 do DTCE Marcas do Pampa. Eles irão fazer uma cavalgada solidária neste ano. Foto: Eduardo Ramos (Arquivo Diário)


Conforme a integrante do Marcas do Pampa, Tânia Fernandes Arruda, a gestão de prendas e peões da entidade vai fazer o trajeto a pé chegando nas casas e recolhendo os donativos.



Acompanhamento da prefeitura 

A prefeitura acompanhará as cavalgadas de quatro entidades do município, as primeiras a fazerem a solicitação – Estância do Minuano, Piquete da OAB Subseção de Santa Maria, DTCE Marcas do Pampa, e CTG Passo dos Ferreiros. 


As demais entidades podem se mobilizar em cavalgadas, mas a prefeitura não conseguirá acompanhar a ação. O Departamento Municipal de Trânsito (DMT) não fechará ruas durante o processo, salienta o chefe do Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima


O Centro Desportivo Municipal (CDM) irá receber donativos durante a quarta-feira, entre 8h e 17h. 


Veja alguns participantes da cavalgada 

  • DTCE Marcas do Pampa – Saída da sede às 8h – R. Palmas, 15, Juscelino Kubitschek. Percorrerá a Vila Caramelo e o entorno do Jockey Clube 
  • Associação Tradicionalista Estância do Minuano – saída às 9h da sede – Estrada Francisco Viterbo Borges, 705, Lorenzi , percorrerá a Avenida Medianeira, em direção ao CDM
  • CTG Tropeiros da Querência – Saída da sede às 8h – R. Princesa Isabel, 798, bairro Perpétuo Socorro 
  • CTG Bento Gonçalves – Saída da sede às – Rodovia BR-158, 355, bairro São João  


Desfile do dia 20 de setembro é cancelado em Santa Maria devido às chuvas


Cancelamento do desfile 

A informação do cancelamento foi confirmada pela prefeitura na quarta-feira do dia 13, e explicou que a decisão foi tomada durante reunião dos integrantes da Comissão Executiva. A decisão foi a partir de uma votação unânime, que reuniu representantes de vários órgãos envolvidos na logística do evento. Dentre eles, a 13ª Região Tradicionalista.


Posição do Movimento Tradicionalista Gaúcho 

O MTG  em conjunto com a Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas instruiu a realização de Cavalgadas Solidárias descentralizadas. Com elas, a ideia é arrecadar alimentos não perecíveis, materiais de limpeza e higiene e outros donativos para que sejam distribuídos àqueles que passam por dificuldades em função das enchentes. 


Em Santa Maria, estas doações serão, então, encaminhadas para a sede da 13ª Região Tradicionalista e, após triagem, distribuídas conforme as necessidades das cidades que integram a Região.  Quatro toneladas já foram arrecadadas durante o Acampamento Farroupilha – os dados são do coordenador da 13ª Região Tradicionalista, Junior Pozzobon.


Também foi decidido que os homenageados deste ano serão os mesmos nas festividades da Semana Farroupilha de 2024.  

Nos últimos 10 anos, este é o terceiro ano sem desfile 

  • Em 2014, o desfile foi reduzido, sem alegorias, por problemas com a prefeitura, e muitas entidades foram interditadas pelos bombeiros. Principalmente, pela dificuldade em se adequar seus alvarás pós tragédia na boate Kiss, 2013
  • Em 2015, o que inviabilizou o evento foi o mormo, doença infecto-contagiosa que virou epidemia entre os equinos da região
  • 2016 o evento retornou 
  • 2020 e 2021 ele não ocorreu devido à pandemia de Covid-19
  • 2022 marcou o retorno do desfile do dia 20. Na ocasião, 52 mil pessoas estiveram presentes 


Oposição ao cancelamento 

Associação Tradicionalista Estância do Minuano vai realizar uma cavalgada solidária como forma de protesto ao cancelamento do evento, tendo como percurso o trajeto oficial do Desfile Farroupilha, a Avenida Medianeira. Na descrição do presidente da associação, Bruno Fernandes, o objetivo é levar as doações da sede Estância até o ponto de coleta da cidade. 



A saída será da Estância do Minuano, às 9h, passando pela Avenida Medianeira, em direção ao Centro Desportivo Municipal (CDM). O objetivo é levar as doações da sede da associação até o ponto de coleta da cidade. Em torno de 80 pessoas devem participar da cavalgada.


Acampamento Farroupilha 

Após o cancelamento do Desfile, a prefeitura manteve os festejos da data por meio do 1º Acampamento  Farroupilha, no antigo Hotel Fazenda Pampas, em Camobi. 

20 de setembro

  • Horário – 7h às 21h
  • Estacionamento – R$ 10 por veículo
  • 11h – Churrasco do Samuca, do Restaurante Sharong (Almoço por adesão – Mais informações aqui)
  • 16h – Bateraço (Mais informações aqui)
  • 17h – Show com Rock de Galpão


Ingresso – 1kg de alimento não-perecível


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Grupo Diário premia as Embaixadoras D+; confira como foi a cerimônia Anterior

Grupo Diário premia as Embaixadoras D+; confira como foi a cerimônia

Temporal e chuva de granizo causam estragos em cidades da região Próximo

Temporal e chuva de granizo causam estragos em cidades da região

Geral