Arquivo pessoal
Talita Hartmann, 27 anos, foi coroada como nova Miss Rio Grande do Sul Grand 2024. A jovem de São Vicente do Sul vai representar o Estado na final do Miss Brasil Grand 2024 Nova Era. Mas você sabe como funcionam as etapas de concursos de Miss e por que este leva "Grand" no nome?
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
O Miss Grand é um concurso de beleza realizado anualmente e está entre os três principais do planeta, junto ao Miss Universo e ao Miss Mundo. Há três fases: estadual, nacional e internacional. A faixa de Talita concede à jovem o direito de representar o Rio Grande do Sul na final do Miss Brasil 2024 Nova Era.
O concurso recebeu o acréscimo do termo "Grand" recentemente, quando uma nova direção assumiu a organização do evento. No Brasil, quem está à frente da gestão do evento é o empresário e apresentador Evandro Hazzy, uma referência no mundo dos concursos de beleza.
As candidatas ao título serão avaliadas em desfiles e provas de comunicação e inteligência emocional. No Miss Grand, um dos focos é avaliar o conhecimento e a compreensão das jovens no combate à violência e em relação à paz mundial.
O desafio de Talita neste ano é superar as 26 candidatas no Miss Grand Brasil, que será em agosto, em São Paulo. Quem vencer a etapa, receberá o direito de representar o país no 12º Miss Grand International, em outubro, na Ásia.
- Nunca foi tão desafiador para uma Miss viver momentos tão delicados para nosso amado Estado. Hoje eu represento muito mais que uma coroa, e, sim, sou a representação do amor ao próximo. Que esta faixa e esta coroa representem muito mais que a beleza, represente a união e o amor e juntos consigamos reconstruir o nosso amado RS - afirmou Talita.
A escolha da Miss Rio Grande do Sul Grand aconteceu de forma diferente neste ano. A cerimônia de coroação foi realizada na ONG Chimarrão da Amizade, em Canoas. A organização do evento optou por não realizar um concurso tradicional com desfiles e provas, mas considerar as ações solidárias realizadas pelas candidatas durante o período de calamidade pública. Os valores que seriam investidos na festa de coroação foram doados para a reconstrução da ONG, que atende pessoas com deficiência.
Miss Universo e Miss Mundo
Junto com o Miss Brasil Grand, o Miss Universo e Miss Mundo formam a tríplice dos mais importantes concursos de beleza. O Miss Universo vai para a sua 73ª edição e a fase nacional ocorrerá entre os dias 15 e 19 de setembro, em São Paulo. A representante gaúcha será escolhida em agosto. A etapa final, que reunirá concorrentes de todos os países, está marcada para dezembro, no México. O Brasil conquistou o Miss Universo em duas oportunidades, com a gaúcha Ieda Maria Vargas, em 1963, e a baiana Martha Vasconcellos, em 1968.
Já o Miss Mundo é o mais antigo concurso de beleza, criado em 1951 no Reino Unido. A fase internacional de 2024 já aconteceu, em março, na Índia. A vencedora foi Krystyna Pyszková, da República Tcheca, dentre 112 misses participantes. No Brasil, a vencedora nacional recebe a faixa de "Miss Brasil CNB". A amazonense Letícia Frota representou o país neste ano e ficou entre as oito finalistas na competição. A única vez em que o Brasil venceu a competição mundial foi em 1971 com a carioca Lúcia Petterle.