Contaminação por óleo em barragem que abastece Silveira Martins leva Corsan a interromper o tratamento de água na cidade

Contaminação por óleo em barragem que abastece Silveira Martins leva Corsan a interromper o tratamento de água na cidade

Foto: Divulgação/Corsan

Uma contaminação por óleo na barragem que abastece o município de Silveira Martins e a comunidade de Três Mártires, em Júlio de Castilhos, levou a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) a interromper o tratamento e o fornecimento de água na cidade. 

​​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia

Conforme o superintendente regional da Corsan, João Corin, o problema foi identificado na segunda-feira (24) e, desde então, análises estão sendo realizadas para identificar a origem da contaminação.

– Ainda não podemos afirmar o que aconteceu, precisamos aguardar o resultado da fiscalização da Patrulha Ambiental e das análises que enviamos ao Laboratório Central do Rio Grande do Sul (Lacen), em Porto Alegre – explica Corin.

Enquanto o tratamento de água não é normalizado no município, o abastecimento ocorre por meio de caminhões-pipa que são deslocados de Santa Maria até reservatórios de Silveira Martins. 

Caso virou discussão na Câmara

O assunto foi debatido na sessão plenária de segunda-feira da Câmara de Vereadores de Silveira Martins. O assunto foi levantado pelo vereador Lucimar Felin Weber que alertou para ações irregulares de produtores rurais do município que possam ter afetado a água da barragem. 

Questionada sobre esta possibilidade, a Corsan reforça que a causa do problema só poderá ser confirmada após o resultado da investigação, que deve sair ainda nesta semana. O gerente regional destaca que a poluição de água potável trata-se de um crime e, caso a investigação aponte que o problema se deu por atividade humana, a pessoa será responsabilizada. 

– A água que distribuímos é em grande parte para consumo humano, por isso segue padrões rigorosos de fiscalização para a garantia da qualidade. É importante que as pessoas tenham esse cuidado e evitem, por exemplo, lavar maquinários ou largar qualquer tipo de detrito, seja oriundo de chiqueirões de porco ou confinamento de gado, já que isso impacta na qualidade da água – destaca o gerente. 

Foto: Divulgação/Corsan

Leia também

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

POR

Caroline Souza

caroline.souza@diariosm.com.br

Diversos pontos de Santa Maria recebem as feiras dos agricultores familiares até sábado Anterior

Diversos pontos de Santa Maria recebem as feiras dos agricultores familiares até sábado

Ação Humanitária oferece serviços gratuitos à população nesta quarta, no Bairro Camobi Próximo

Ação Humanitária oferece serviços gratuitos à população nesta quarta, no Bairro Camobi

Geral